Contato

Faça sua pergunta

Clique ou Arraste arquivos aqui.
(Máximo de 5 arquivos com 10 MB cada)

SAC

0800 8881010

Ligar

Televendas

4000 1122

Ligar

Endereço sede

São Paulo

Abrir no Google Maps

Perguntas frequentes

Curiosidades do mundo cervejeiro, seja para consumir ou revender
  • Curiosidades do Mundo Cervejeiro

  • Quais os ingredientes da cerveja?

    A cerveja é composta por três ingredientes: água, malte e lúpulo. 
    - O malte é o resultado do processamento dos grãos de cevada que confere à cerveja a coloração, o sabor e a cremosidade da espuma;
    - O lúpulo é uma planta que fornece o amargor e o aroma à cerveja, além de ser um conservante natural; 
    - A água é sempre cristalina e livre de impurezas, é chamada água cervejeira;
    - Algumas cervejas utilizam também o que chamamos de adjuntos, que podem ser: milho ou arroz, ambos são utilizados como fonte complementar de amido e conferem mais leveza ao líquido. As cervejas que não levam esses elementos são classificadas como "puro malte".
    - A levedura é um microrganismo responsável pela fermentação e que produz 4 elementos fundamentais para a cerveja: álcool, gás, aromas e sabores. Por ser apenas um coadjuvante na produção de cerveja, a levedura não é considerada um ingrediente, pois é retirada no processo de filtração.

  • Como é o processo de fabricação da cerveja?

    Quer saber como é feita a cerveja? Vamos lá:

    MOAGEM DO MALTE
    A moagem tem por finalidade expor o amido contido no malte para favorecer o contato com a água cervejeira.

    PREPARAÇÃO DO MOSTO
    Essa etapa tem por objetivo transformar o amido do malte em açucares solúveis para serem consumidos pela levedura no processo de fermentação. 

    FERVURA E ADIÇÃO DO LÚPULO
    Nessa etapa, o lúpulo entra em cena para dar ao mosto a sua contribuição fornecendo aroma, sabor e o leve amargor característica da cerveja. A fervura também serve para esterilizar o mosto. 

    DECANTAÇÃO
    O mosto lupulado é transferido para decantação, onde permanecerá de 30 a 60 minutos, para decantar o chamado trub quente (resíduos sólidos do lúpulo). 

    FERMENTAÇÃO
    Logo após o resfriamento do mosto, a levedura é adicionada e inicia-se a fermentação. O mosto está com oxigênio, e as células de levedura respiram e se multiplicaram, absorvendo parte dos açucares que após consumidos são transformados em gás carbônico, álcool, aromas e sabores.

    MATURAÇÃO
    Após cerca de 9 dias, a fase de fermentação está terminada, e inicia-se a fase de maturação, quando ocorre a retirada da maior parte da levedura. 
    A maturação é conduzida resfriando a cerveja para 0ºC por e ocorre durante cerca de 6 dias. Nesta fase, ocorre a saturação em CO2 da cerveja, o refino do paladar, clarificação da cerveja, sedimentação proteica, e também de levedura. 

    FILTRAÇÃO
    A sedimentação que ocorre na maturação não fornece á cerveja a transparência e o brilho tão apreciados. Portanto, torna-se necessário filtrá-la. 
    Uma vez filtrada, a cerveja atinge as características desejadas e em seguida é conduzida para o acondicionamento.

    ACONDICIONAMENTO/PASTEURIZAÇÃO
    Após o acondicionamento do liquido nas embalagens, realizamos a pasteurização, que tem por finalidade eliminar as células de levedura residenciais, garantindo a boa estabilidade da cerveja.

  • Qual a diferença entre chopp e cerveja?

    O chopp e a cerveja são produtos idênticos em sua formulação e no processo de fabricação. Toda cerveja "nasce" chopp, a diferença ocorre no processo de envasamento:

    Cerveja em latas, garrafas e long necks: o produto é envasado à uma temperatura aproximada de 0ºC e imediatamente e embalagem é lacrada. Em seguida é realizada a pasteurização que aquece o líquido, dentro da própria embalagem. Após esse processo temos a cerveja, com prazo de validade que varia de 6 a 9 meses.

    Barris de chopp 30L e 50L: o chopp aprecia em bares, restaurantes não é pasteurizado, passa apenas por um tratamento térmico, à uma temperatura de 60ºC. O prazo de validade é de 60 dias para barril fechado e 72 horas após o barril ser aberto.

    Mas lembre-se, chopp ou cerveja , devemos sempre apreciá-los com responsabilidade.

  • Qual a temperatura ideal para saborear a minha cerveja?

    Recomendamos que consuma sua cerveja em uma temperatura entre 4º e 8º C, pois nessa temperatura, as características de aroma e sabor ficam mais perceptíveis. O brasileiro, devido às condições climáticas do país, aprecia a bebida bem gelada e refrescante, ou seja, próxima a 0ºC, mas atenção, para preservar as características da cerveja é importante não congelar o produto.

  • Quais os cuidados que devo ter com a cerveja?

    Cuidados que a cerveja merece:

    1 - O armazenamento das garrafas e latas de cerveja, antes de serem geladas, deve ser na posição vertical, em local ventilado e à sombra. O calor excessivo, a exposição aos raios solares e o armazenamento da embalagem deitada são prejudiciais à qualidade da cerveja, alterando o seu paladar.

    2 - A cerveja estupidamente gelada (quase congelada) também tem seu paladar alterado, sendo que a faixa de temperatura ideal é por volta de 5 a 8 graus.

    3 - O colarinho de dois dedos de espessura é fundamental na hora de servir, pois ajuda a manter o gás na cerveja e revela o bom estado e a qualidade do produto.

    4 - O copo deve estar sempre bem lavado e enxaguado, pois resíduos de gordura e sabão prejudicam a formação da espuma.
    O segredo é lavar com sabão neutro e enxaguar bem o copo, deixando-o secar de cabeça para baixo, sem enxugá-lo com qualquer tipo de pano, pois este por mais limpo que esteja pode ter resíduos gordurosos.

    5 - A cerveja, depois de gelada, não deve mais sofrer variações de temperatura, visto que estas alteram seu sabor e aparência (choque térmico).

    6 - As garrafas devem se manuseadas com cuidado, evitando-se todo o tipo de choques e sendo armazenadas sempre na posição vertical. Desta forma, o risco de quebra de garrafas será minimizado.

    7 - O prazo de validade da cerveja é um item que sempre deve ser verificado. Confira o prazo indicado no rótulo ou gargalo das garrafas, e no fundo das latas dos nossos produtos. Este prazo é a garantia de qualidade fornecida pela HEINEKEN.

    Cuidado com seu chopp:

    A HEINEKEN observa cuidados especiais na fabricação de seu chopp, que passa por um rígido controle de qualidade, exigindo inúmeros testes diários.
    Para manter sua integridade, o chopp requer uma perfeita extração. Pressão adequada, dispensação que permita um creme consistente e limpidez inquestionável são procedimentos indispensáveis na tiragem. 

    1 - Os barris devem ser armazenados em local arejado, longe de calor e produtos de forte odor ou gordurosos, dispensando a utilização de câmaras frias (no caso de utilizá-las observar a temperatura mínima de 2 graus Celsius).

    2 - O prazo de validade do Chopp do encontra-se impresso no lacre do barril. Para se obter um chopp de melhor qualidade, consumir num prazo médio de 48 horas após conectado ao sistema de extração.

    3 - Nunca sirva o líquido que pernoitou no circuito da chopeira; o hábito de não drenar serpentinas e mangueiras implica na deposição gradativa de incrustações que podem afetar o sabor e o aroma do chopp. Quinzenalmente, a limpeza e desinfecção química deverá ser efetuada por um profissional técnico habilitado.

    Após estes cuidados, é só aproveitar o poder mágico que a cerveja tem de esculpir sorrisos, desinibir os tímidos e animar os desanimados. 

    O toque deve ser sempre de festa. 

    Saúde!!!

  • A cerveja deve ser servida com colarinho?

    Um colarinho no copo sempre vai bem, a espuma possui um importante papel, pois auxilia na conservação da tempera do liquido e inibi o contato da cerveja com o oxigênio (ar), responsável pela oxidação do líquido. Na hora de apreciar sua deliciosa cerveja, recomendamos que deixe ao menos 2 dedos de colarinho.

  • Qual a história da cerveja?

    Tudo começou com uma mistura de pão e água, descoberta acidentalmente pelos Sumérios. Essa mistura após fermentada, tornava-se uma bebida agradável, que logo conquistou os povos da época, e caiu no gosto egípcios.
    O liquido muito apreciado, era considerado uma bebida divina e oferecida a Ceres (deusa romana da fertilidade agrícola), dando origem ao nome Cerevisia ou Cerveja.
    A cerveja sofreu uma grande expansão chegando a Europa Ocidental, e com o tempo passou a ser fabricada e comercializada pelos monges Beneditinos, que contribuíram adicionando o lúpulo a receita.
    Em 1516 o Duque Wilhelm IV (Guilherme IV) da Baviera, deu um passo importante para a evolução da bebida promulgando a lei da pureza (Reinheitsgebot). A lei regulamentava que a cerveja poderia conter apenas três ingredientes: água, malte e lúpulo.
    Para o aprimoramento da produção da cerveja, tivemos a contribuição de grandes nomes:
    Daniel Gabriel Fahrenheit em 1714 – termômetro de mercúrio.
    James Watt em 1765 – Máquinas a vapor, uma nova tecnologia de aquecimento.
    Louis Pasteur em 1864 – Técnicas de fermentação e requisitos para manter a cerveja estável com a pasteurização.
    Emil Christian Hansen em 1883 – Desenvolveu método de cultura pura de levedura.
    Carl Von Linde – Frio artificial possibilizando a baixa fermentação e melhor controle deste processo. 

    Pronto, agora que já conhece a origem da cerveja, é só apreciar o resultado dessa história toda!

  • Para Consumir ou Revender

  • Como faço para revender produtos HEINEKEN Brasil?

    Agradecemos por seu interesse em ser um parceiro HEINEKEN! 
    Nosso portfólio é composto de marcas sucesso que irão agregar imenso valor ao seu estabelecimento.
    Orientamos que entre em contato com nosso televendas, através do número 4000-1122, ou e-mail: vendas@heineken.com.br para obter mais informações.

  • Onde encontro os produtos HEINEKEN Brasil?

    Ficamos contentes com seu interesse em apreciar nossas marcas. 
    Os produtos HEINEKEN Brasil podem ser adquiridos em grandes redes de supermercados, bares, lanchonetes, restaurantes e diversos outros pontos de venda.
    Caso encontre alguma dificuldade em adquirir os produtos de nosso portfólio, entre em contato com nossa SAC através dos canais abaixo: 
    Telefone: 0800 888 1010 - disponível de segunda a sexta-feira das 08h às 16h.
    E-mail: sac@heineken.com.br

  • Onde encontro informações nutricionais sobre os produtos da HEINEKEN Brasil?

    Você pode obter as informações nutricionais dos nossos produtos aqui.

Close
Chatbot