Água

Em apenas um ano, 2014, a HEINEKEN Brasil reduziu em 8% o consumo de água em suas fábricas, uma economia que corresponde a 405.470 m³ de água, o equivalente ao que 18.500 famílias brasileiras consomem em um mês. No mesmo período houve também uma melhoria significativa em eficiência hídrica na relação entre água consumida e cerveja produzida: de 4,76 hectolitros de água por hectolitro de cerveja produzida, em 2013, para 4,2 hl/hl em 2014.

São números que impressionam, principalmente quando se considera que de 2012 para 2013 essa relação de consumo específico já havia sido reduzida de 4,9 hl/hl para 4,76 hl/hl, desconsiderando o aumento de produção. Mas os dados realçam, sobretudo, a disposição da HEINEKEN Brasil em cumprir seus compromissos de sustentabilidade, com especial ênfase na redução do consumo de água, num período de preocupante crise hídrica em muitas regiões do país.

Com base na metodologia do programa Total Productive Management (TPM), cujo objetivo é reduzir perdas e elevar a performance industrial, as equipes da HEINEKEN atuam constantemente na manutenção das fábricas, para que os equipamentos operem com máxima eficiência e mínimo consumo de recursos naturais. Os colaboradores estão engajados na missão de tornar as operações cada vez mais sustentáveis e ficam atentos aos medidores instalados em diversos locais das áreas de produção, a fim de monitorar o consumo e detectar vazamentos, entre outras iniciativas que proporcionam economia de água.

Nas fábricas de Pacatuba (CE) e Araraquara (SP), por exemplo, a água captada por meio do reúso de efluentes tratados é utilizada para irrigação de jardins. Em 2014, 1% do volume total de água consumida pela HEINEKEN Brasil foi reaproveitado, o que equivale a 50.690 m³. Em Jacareí (SP) é feito o monitoramento da água do rio Paraíba do Sul, que abastece a fábrica, para avaliações de qualidade e de eventuais impactos ambientais. A soma dessas e de outras ações resulta na redução contínua do consumo de água, o que impacta positivamente as comunidades locais e a qualidade dos produtos HEINEKEN.