Logo We Love Beer
Beer Bloguers
5 livros de cerveja indicados por especialistas

5 livros de cerveja indicados por especialistas

Não só de degustação e blogs vive o cervejeiro curioso. Livros também ajudam na educação cervejeira! Pedimos para diversos especialistas em cervejas indicarem bons livros, aqueles que recomendam ou que marcaram suas carreiras de alguma forma. O resultado é uma lista mais do que especial com a nata da literatura cervejeira.

Tasting Beer - Randy Mosher

“Esse livro mostra a cerveja de uma forma completa, de vários ângulos, e foi fundamental como grande base do conhecimento que tenho hoje. É daqueles livros que ficam destruídos de tanto que abro e fecho, lendo e relendo, relembrando curiosidades. Além disso, gosto muito da linha de raciocínio do autor.”

Kathia Zanata

Sommelière de Cervejas, professora e sócia-fundadora do Instituto da
Cerveja Brasil

“Acho que esse livro consegue abranger muitos assuntos importantes, tem um texto delicioso de ler e as imagens são muitas e muito boas. Eu conheço o Randy pessoalmente e ele é um profissional muito dedicado, sabe muito e estuda muito. Um livro para ter sempre por perto e reler e reler. Falta agora ser traduzido para que mais pessoas possam explorar o mundo cervejeiro.”

Bia Amorim

Sommelière de Cervejas

The Beer Book - Tim
Hampson

“Simples e direto. Ele te leva para uma breve viagem no mundo da cerveja. Foi meu primeiro livro e, para alguém que está iniciando neste mundo, é extremamente interessante para ver que a cerveja não se resume a aquilo que você pode comprar numa loja perto da sua casa. Acho um bom livro para o iniciante do tipo ‘tomou uma cerveja diferente esses dias’ ou ‘meu amigo me levou uma cerveja especial’ e quer um pontapé de partida.”

Magoo Pellegrino

Sommelier de Cervejas

Larousse da Cerveja - Ronaldo Morado

“Esse foi meu primeiro livro de cerveja. É bem básico e didático para iniciantes. Trata-se de um livro que facilita na introdução das pessoas ao universo da cerveja. É enciclopédico, ou seja, tem vários temas, fala sobre várias questões da bebida, como história, classificação, matérias-primas e produção. É um panorama geral.”

Luís Celso Jr.

Sommelier de Cervejas e blogueiro do BarDoCelso.com

A Mesa do Mestre Cervejeiro - Garrett Oliver

“Sem dúvida o melhor livro que já li sobre cerveja. A parte de conteúdo é sensacional, muito rica em informações e a maneira que ele conduz as descobertas das culturas cervejeiras, vai descrevendo-nos estilos e as harmonizações, são únicas. Além da catalogação para consultas rápidas posteriores. Não dá vontade de parar de ler e, consequentemente, de beber uma boa cerveja aproveitando as histórias do Garrett Oliver descobrindo as cervejas e as harmonizações”

Daniel Wolf

Sommelier de Cervejas e fundador da franquia Mestre-Cervejerio.com

“Com certeza foi A Mesa do Mestre Cervejeiro. Sempre me interessei por harmonizações de cervejas com gastronomia, e esse livro é a grande referência no assunto. Aborda muito bem o tema, mas não só isso. Fala também de cervejarias e suas histórias. E o Garrett Oliver é uma grande referência no assunto.”

Edu Passarelli

Sommelier de Cervejas e proprietário do bar Giló do Periquito

Food & Beer - Daniel Burns, Jeppe
Jarnit-Bjergsø e Joshua David Stein

“São poucos os livros sobre harmonização. Então, só pelo tema já seria uma boa indicação. Além disso, é do dono da EvilTwin com um chef de cozinha estrelado Michelin. E fiz estágio neste lugar, no Torst, ano passado. Isso dá um valor ainda mais legal para mim com relação ao livro.”

Carolina Oda

Sommelière de Cervejas e colunista do jornal O Estado de São Paulo

Compartilhe