Logo We Love Beer
Curiosidades
6 harmonizações de cervejas com quitutes das festas juninas.

6 harmonizações de cervejas com quitutes das festas juninas.

As tradicionais festas juninas finalmente chegaram e com elas os diversos quitutes típicos da época, geralmente vendidos em barraquinhas intimistas com muitas bandeirinhas coloridas e músicas tradicionais, acompanhadas de uma boa quadrilha. Mas, se você acha que não tem como deixar esse momento ainda mais prazeroso, está enganado. Para demonstrar isso, vamos harmonizar as comidinhas gostosas com cervejas para criar novos sabores ainda melhores. Confira nossas dicas:

Pipoca ou milho cozido com Amstel

Dois petiscos indispensáveis nas festas juninas. É quase impossível comer pouco. Uma das características mais importantes aqui é que ambos são bem neutros, mas sempre servidos com bastante sal e, normalmente, manteiga. Um prato cheio para a Amstel, uma Lager clara, leve, bem carbonatada e refrescante, capaz de limpar a sensação gordurosa e condimentada deixada pelos alimentos, preparando a boca para uma próxima abocanhada saborosa como a primeira.

Pamonha doce ou cural doce com Xingu Unique Red

As opções doces além de saborosas são essenciais após experimentar os salgados da festa. Ambos os quitutes são ideias para harmonizar com a Xingu Unique Red. A cerveja, uma Red Ale, é uma bebida levemente adocicada e que lembra ingredientes como caramelo e toffee, harmonizando pela semelhança de dulçor entre comida e bebida e complementando a combinação com essas notas carameladas.

Pastel de carne seca com queijo e Heineken®

Este quitute é um dos mais famosos e procurados nas barraquinhas. Quando misturados com a típica carne seca nordestina e queijo, fica delicioso! Uma boa pedida é harmonizar com a cerveja Heineken®, uma Lager com maior intensidade, carbonatação e amargor suficientes para contrastar com o salgado da carne e o gorduroso do queijo.

Pinhão com bacon e Xingu Unique Red

Um petisco inovador e diferente de qualquer outro. Isso porque o pinhão vem envolvido em uma fatia de bacon. São dois quitutes em uma mesma experiência. E o que acham de acrescentarmos um terceiro elemento? Claro que vai ser a cerveja. Mais uma vez a Xingu Unique Red é a escolhida para a harmonização. Seu sabor adocicado e caramelado é perfeito para harmonizar com o bacon, por contraste com o salgado e gorduroso, proporcionando uma experiência única no paladar.

Arroz doce e canjica doce com Xingu Orinal Black

Mais duas opções de sobremesa. Então, que tal harmonizarmos com a nossa Sweet Stout, a Xingu Original black? Com 4,6% de teor alcoólico, a cerveja pode ser uma ótima opção para combinar com esses dois clássicos da gastronomia junina. Principalmente por também se tratar de uma bebida levemente doce, se aproximando por semelhança do sabor dos quitutes, e complementando a mistura com um leve torrado que lembra chocolate e café.

Pé de moleque com a Murphy’s Stout

O doce mais famoso das festas juninas, o pé de moleque é feito à base de amendoins e açúcar caramelado. Apostamos que poucos de vocês imaginaram comer pé de moleque e combinar o petisco com alguma cerveja, não é? Pois é possível e a experiência vale a pena. A sugestão é morder um pedaço e tomar um pouco da Murphys Irish Stout, também uma cerveja Stout, no entanto mais seca e leve com, também, mais torrado em evidência. O amargor da cerveja contrasta com o caramelo de açúcar do pé de moleque enquanto as notas de café e chocolate complementam o sabor do amendoim, como se houvesse chocolate ao seu redor.

Compartilhe