Logo We Love Beer
Curiosidades
Cervejas de inverno são só para inverno?

Cervejas de inverno são só para inverno?

A estação mais fria do ano está aí. No inverno, os termômetros chegam em temperaturas que aguçam o desejo por experiências gastronômicas mais, vamos dizer, quentes. Nosso corpo precisa de mais energia para se aquecer e nossa fome aumenta, principalmente daqueles deliciosos alimentos mais ricos em carboidratos e gorduras, quentinhos e saborosos. É uma tendência que também se vê nas bebidas. Diminui a procura pelas cervejas mais refrescantes e, quase que automaticamente, as pessoas pensam em vinhos e destilados.

No entanto, os estilos de cervejas refrescantes e leves não são os únicos desse universo. Há também aquelas versões mais encorpadas, alcoólicas, com alta carga aromática e até, muitas vezes, escuras, que normalmente são indicadas nessa época do ano. Logo, existem cervejas somente para inverno e cervejas somente para verão. E cervejas escuras são para o inverno. Certo?

Errado. Esses são dois mitos muito comuns.

Primeiro, realmente existem cervejas normalmente indicadas para o frio. Por serem mais alcoólicas e encorpadas, elas têm um efeito aquecedor que vai muito bem nessa época do ano. Sua alta carga de aromas mais intensos também vai muito bem e completa o pacote. No entanto, não há nada que impeça delas serem degustadas em qualquer temporada. O mesmo vale para as cervejas leves e refrescantes, que não precisam ser bebidas só no verão. Ou seja, não existe essa história de cervejas para serem bebidas só no inverno.

Depois, cervejas desse tipo não necessariamente são escuras. Há cervejas claras e alcoólicas, Como os estilos belgas Tripel e Strong Golden Ale, por exemplo, com teores em torno de 8% ABV, assim como cervejas escuras pouco alcoólicas, Como dos estilos Dry Stout, como nossa Murphy’s Stout, ou Schwarzbier.

O que define a cor de uma cerveja normalmente são os tipos de malte que ela tem. Ou seja, se ela é escura é porque leva maltes torrados, que muitas vezes lembram café, chocolate amargo e outros sabores torrados. Isso não define a quantidade de álcool de uma cerveja, que normalmente é fruto da quantidade de açúcares extraídos do malte e outros açúcares por ventura inseridos na bebida.

Portanto, deixe o prazer guiar você. Não há limitações para se escolher a sua cerveja em qualquer estação! E se você quer diferentes opções, o portfólio da Cervejaria HEINEKEN oferece diversas para você se deliciar.

Compartilhe