Logo We Love Beer

Christmas Beers: a cerveja de Natal

Com a chegada do fim do ano começam também os preparativos para o Natal, uma das datas mais celebradas do mundo. Na tradição católica, trata-se da comemoração ao nascimento de Jesus. No entanto, hoje em dia o Natal é festejado também de maneira mais ampla, como símbolo de união e solidariedade.

Uma parte muito forte do “ritual” de fim de ano é reunir família ou amigos à mesa, com muita fartura de comidas e bebidas. O vinho e o espumante normalmente acompanham a celebração. Mas a cerveja também faz parte dessa comemoração, pelo menos em países com uma tradição cervejeira mais antiga e forte. E há até produção especial para a época: são as chamadas Christmas Beers.

A data de início das cervejas de Natal é incerta. Porém, registros mostram que os povos pagãos do Norte da Europa já consumiam bastante cerveja durante rituais religiosos e outras celebrações de fim de ano. Ou seja, essa é algo que existe antes mesmo do cristianismo naquele lugar! Outro relatos também apontam que entre os séculos 8 e 11, os vikings escandinavos teriam sido os responsáveis por disseminar essa cultura em diversos países por onde estiveram.

Dentro da tradição católica, o simbolismo de beber cerveja na data começou mesmo na Idade Média – época em que o cristianismo se espalha pela Europa. Uma boa parte de cultura cervejeira era preservada em mosteiros, já que os monges eram dos poucos alfabetizados da época. Eles registraram muitas das técnicas usadas para fabricar cervejas de diversos tipos e desenvolveram muitas mais.

Não raramente eles também acabavam guardando parte dos melhores insumos para produzir uma cerveja especial para comemorar o Natal. E foi dessa maneira que surgiu a tradição das Christmas Beers ou Xmas Beer, conhecidas também como Bière de Nöel.

Ao contrário do que pode parecer, as Christmas Beers não se enquadram como um único estilo de cerveja. São sabores, cores e aromas diferentes muitos diferentes entre sí para coloca-las no mesmo grupo. No entanto, essas cervejas costumam ser mais alcoólicas e, geralmente, são de alta fermentação. Também não é incomum o uso de especiarias para especiarias, tornando a Christmas Beers de sabores complexos e bem elaborados.

Portanto, agora você já sabe. Nem só de vinho vive a tradição do Natal!

Compartilhe