Logo We Love Beer
Curiosidades
Consumo responsável: Qual a importância da água para os fãs da cerveja

Consumo responsável: Qual a importância da água para os fãs da cerveja

Tomar uma cervejinha depois de um dia tenso no trabalho é um dos atos mais prazerosos pós expediente. E aquele happy hour com o pessoal da empresa ou um final de semana com os amigos? Momentos como esses pedem a presença da cerveja. No entanto, hoje iremos ressaltar a importância do consumo responsável, destacando um dos principais ingredientes da cerveja: a água. Essa maravilha tem poderes, principalmente quando conciliada com a be-bida, ela ajuda nos mantermos saudáveis.

Para entendermos melhor como o processo funciona chamamos uma nutricionista que acre-dita que a água pode fazer milagres em nosso corpo. “A água tem como objetivo manter o volume sanguíneo adequado para equilibrar as circulações, a frequência cardíaca, transpira-ção e temperatura corporal, retardando o aparecimento da fadiga, como a tontura, por exemplo”, explica Priscila Arcanjo, nutricionista e pós-graduada em nutrição esportiva.

Se a água tem toda essa capacidade benéfica para nosso organismo é certo que se consumi-da junto com nossa cerveja estaremos ajudando o corpo a funcionar melhor. Por exemplo, aquelas cambaleadas meio involuntárias depois de ter exagerado um pouco na cerveja po-dem ser evitadas se a água for aliada. “Quando estiver bebendo cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica, intercale com boas doses de água. O processo é fazer com que a água alivie os sintomas de desidratação causados pelo álcool. O líquido aumenta a quantidade de urina facilitando a eliminação das toxinas do fígado, diminuindo a concentração de álcool no orga-nismo”, esclarece Priscila.

É indiscutível que a cerveja tem o poder de relaxar nosso corpo, tornando aquele momento de descontração mais prazeroso. “O álcool é uma substância que age como depressor do sistema nervoso central. Por isso ficamos mais relaxados”, pontua a nutricionista. Contudo, a profissional frisa que beber moderadamente é sempre a melhor saída para mantermos o hábito de consumir nossa cerveja de maneira saudável. “O consumo moderado evita de en-trarmos em estado de desidratação, já que a cerveja tem propriedades diuréticas, o que faz urinar mais vezes. Assim não há perda de sais minerais importantes para a estrutura muscu-lar, evitando, inclusive, dores no corpo”, afirma.

Segundo a nutricionista, a quantidade de cerveja que é considerado moderada é de 1 pint (500 ml), por dia para mulheres e 2 pints para os homens. Mas não se esqueçam de intercalar com a água. “Considerando um copo comum que tem em torno de 200 ml, recomendaria o consumo de 200 a 250 ml de água para cada pint”, destaca.

Por fim, é normal em festas e datas especiais bebermos um pouco mais do que estamos acostumados. No dia seguinte surge a ressaca e entre os principais sintomas desagradáveis está a dor de cabeça. “A famosa sede “desértica” no dia seguinte também se deve à desidra-tação. Devida sua ação depressiva no sistema nervoso central, diminui o fluxo sanguíneo, sobretudo no cérebro. Os vasos se dilatam e surge a dor de cabeça. A dica é beber água ou outros tipos de líquidos, como sucos e isotônicos, antes de dormir. Dessa maneira, diminui a ação depressiva, evitando a dor de cabeça” finaliza a nutricionista.

Compartilhe