Logo We Love Beer
Curiosidades
Dia da Água: biomonitoramento é destaque na HEINEKEN

Dia da Água: biomonitoramento é destaque na HEINEKEN

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, a principal matéria-prima de uma cervejaria. “O Dia Mundial da Água tem uma importância muito grande para a HEINEKEN. No tempo em que a HEINEKEN está no Brasil nós lembramos e comemoramos esta data dentro da companhia. E, durante este período, elevamos a água ao status de principal insumo de uma cervejaria”, afirma João Carlos Rodrigues, gerente de Segurança e Meio Ambiente da HEINEKEN Brasil.

A cervejaria HEINEKEN se preocupa diariamente com a água e sua qualidade. Um dos principais exemplos disso é o Biomonitoramento de Água – processo lançado pela companhia em 2012, cujo principal objetivo é controlar a toxicidade da água bruta captada do Rio Paraíba do Sul, localizado na cidade de Jacareí, em São Paulo, onde está localizada uma de nossas seis unidades fabris.

Para tornar o processo ainda mais eficaz o, a cervejaria adquiriu um equipamento utilizado para detectar toxinas na água, o Toxímetro por meio de diagnóstico de imagem digital. Importado da Alemanha, ele tem como aliadas as Daphnias, microcustáceos que são sensíveis a toxicidades da água – atuando como vigilante e detector de substâncias tóxicas na água. “O Sistema de Biomonitoramento foi criado a partir de uma tese de doutorado, nos laboratórios de uma universidade alemã”, explica João.

Com o Biomonitoramento a companhia garante que a água chegue totalmente limpa e livre de toxinas no momento em que for utilizada na produção dos produtos, higienização de equipamentos, entre outros processos operacionais. Além disso, a comunidade da região também se beneficia, já que a água do rio está sendo monitorada em tempo real. “Fazemos parte do comitê de bacias, participando com dados do monitoramento da água e comunicamos o comitê e os órgãos ambientais, como o CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo” quando identificamos algum problema com a água do Rio, relata João.

João ainda esclarece que, por enquanto, apenas a fábrica de Jacareí está utilizando o equipamento. Contudo, revela que outro local está se preparando para receber o Sistema. “A fábrica de Itumbiara, localizada em Goiás, deverá instalar o processo de Biomonitoramento”.

“Somos a única empresa do setor de bebidas e alimentos que utiliza o equipamento no Brasil. É uma tecnologia de ponta. Um investimento que a HEINEKEN fez para ter os melhores padrões de qualidade e controle ambiental”, finaliza João

Compartilhe