Logo We Love Beer

Dia do Consumo Responsável

Dia 15 de setembro é o Dia do Consumo Responsável. Mais especificamente, o Dia Mundial da Responsabilidade com o Consumo de Cerveja (Global Beer Responsability Day – GBRB). A data foi criada em 2015 e nos últimos anos envolveu grandes e pequenas cervejarias, governos, centenas de associações, ONGs, distribuidores e varejistas impactando com suas mensagens milhares de pessoas em dezenas de países.

Um esforço anual, com organização complexa em escala mundial, para promover uma ideia simples: quando se trata de álcool, é necessário consumir de forma responsável.

O que talvez você não saiba é que prevenir o uso prejudicial do álcool é uma das metas incluídas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem por missão promover a paz e o desenvolvimento mundial. Esses pontos formam uma agenda que visa melhorar o mundo, reduzindo problemas sociais como pobreza, mortalidade infantil e educação, principalmente em países em desenvolvimento. Para isso acontecer, todos os países do mundo devem cumprir essas metas até 2030.

Portanto, ao consumir de forma responsável, apoiar essa causa, comemorar essa data, divulgar essas ações, você também está contribuindo para levar mais longe. Que tal entrar nessa?

Ações

Mas não adianta ficar só na teoria. É necessário partir para a ação. Existem várias frentes para promover o consumo responsável da cerveja. Uma delas é combater o acesso ao álcool por menores de idade, por exemplo. Outra, muito importante, é combater o ato de dirigir após beber qualquer quantidade de álcool .

A HEINEKEN, uma das empresas que mais investe em ações relacionadas ao consumo responsável de forma contínua e consistente, realiza trabalhos para trazer esse tema tanto para colaboradores quanto para o público em geral. Esse ano, durante o Rock in Rio, a empresa fará uma ação em parceria com a Cabify para promover descontos de até 50% por meio de códigos promocionais em corridas. A ação funcionará como um quiz: quem acertar as palavras-chaves relacionadas ao consumo responsável no aplicativo vai garantir o desconto.

Mas, é claro, você não precisa fazer uma campanha grande para ajudar. Basta fazer sua parte. Nunca ofereça álcool para menores, por exemplo, e nunca beba antes de dirigir. Além disso você pode espalhar essas ideias, falando com amigos e agindo para que eles não façam isso também.

No dia a dia, não custa lembrar, moderação é a palavra de ordem. Alterne copos de água entre cada cerveja ingerida, procure estar bem alimentado ao ingerir álcool ou coma quando o fizer. Cerveja faz bem, para o corpo e para a alma. É saudável, diminui o stress e é ideal para aproveitar com os amigos. Mas para que tudo isso seja bom de verdade é preciso ser responsável.

Compartilhe