Logo We Love Beer

Dia dos Namorados: do copo para o prato

O Dia dos Namorados é uma ótima ocasião para fugir de restaurantes lotados, alguns até superfaturados, e fazer algo especial em casa. Que tal surpreender seu amor com uma receita que leva cerveja? Apesar de pouco utilizada na culinária brasileira, a cerveja é um excelente ingrediente para agregar novos sabores e texturas ao prato. E não tem gesto mais amoroso do que preparar uma refeição para a(o) namorada(o), certo?

Não precisa ser nenhum Chef de cozinha para executar uma receita dessas. Elas são ótimas para o preparo de carnes em geral, seja na marinada, no cozimento ou no preparo do molho. O clássico frango na cerveja, por exemplo, leva a bebida na hora de ir para forno. E para isso é preciso que ela esteja fresca, não vale a cerveja que ficou aberta. Na receita Frango com Creme de Cebola e Cerveja é preciso regar as sobrecoxas da ave com uma lata de cerveja Lager.

As cervejas do estilo Stout fazem boa combinação com as carnes vermelhas, são boas para carnes cozidas ou para finalizar aquele picadinho. Experimente o Filé Mignon na Cerveja Preta, um preparo rápido com cubos de carne, onde a bebida entra para finalizar o molho. Para quem não come carne também, vale esse preparo de Cogumelos com Cerveja, que é basicamente salteá-los com manteiga, cerveja e temperos. Aqui é possível utilizar uma Lager, se quiser um sabor mais suave, uma Brown Ale ou até mesmo uma Doppelbock, para sabores mais intensos.

Quem busca um prato um pouco mais elaborado, pode investir na torta de carne com cerveja Stout. Na adaptação de Rodrigo Hilbert, Torta de Filé Mignon com Massa Folhada, a cerveja entra na finalização e reduz junto com o molho, trazendo o sabor tostado para a carne. Quem gosta de sabores defumados e risotos deve experimentar esse Risoto de Bacon com Cerveja. Aqui, a bebida faz a vez do vinho, comumente utilizado no preparo de risotos, e o estilo utilizado é o Rauchbier, conhecido pelas notas de malte defumado.

Para finalizar seu jantar romântico, ainda tem a sobremesa. Mais uma vez, os estilos Stout e Porter são ótimos para compor preparos doces, principalmente com chocolate. A sugestão é uma Torta de Chocolate com Cerveja Preta que fica muito saborosa. Caso queira deixar mais prático, faça só a calda da receita e sirva com sorvete de creme. É sucesso garantido!

Compartilhe