Logo We Love Beer
Curiosidades
Luz, câmera e cerveja

Luz, câmera e cerveja

Pode até parecer uma história de ficção, mas a sua saída do trabalho rumo ao happy hour com os amigos tem tudo a ver com a história do cinema. Afinal, a primeira exibição cinematográfica da história, em 22 de março de 1895, teve como destaque a captura de imagens em movimento da saída de operários da fábrica Lumière, em Lyon. E se você está ligando o nome às pessoas, você acertou. Os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière foram os responsáveis por esse momento icônico para nossa cultura.

E por ocasião do aniversário de 121 anos desse importante fato, resolvemos misturar cinema e cerveja, e mostrar como a nossa querida bebida tem composto o elenco de filmes, séries ou documentários.

Como a cerveja salvou o mundo

Filmes de ação e ficção sempre trazem histórias de heróis que a todo custo lutam para salvar a humanidade. E há até quem defenda que a cerveja também já salvou o mundo. Ao menos é o que diz o documentário “Como a cerveja salvou o mundo” (“How Beer Saved The World”).

Produzido pelo canal Discovery Channel em 2011, o documentário se propõe a defender a tese de que a cerveja foi fundamental para o nascimento da civilização, além de ter desempenhado papel crucial na construção das pirâmides. Sem contar com o possível fato dela ter ajudado na fundação da América, na Revolução Industrial e ter estimulado avanços na medicina, entre outras questões.

007 – Operação Skyfall

E por falar em salvação, ninguém mais referendado do que o agente secreto mais famoso e temido do planeta. Sim, James Bond. E não é que 007 trocou os martinis pelos encantos da cerveja no filme “Operação Skyfall”? Em uma das cenas, Bond descansa em um cenário de praia, deitado na cama com uma Heineken® na mão.

Este foi um dos sete filmes da franquia nos quais a Heineken contracena com James Bond. As duas marcas trabalharam juntas também em O Amanhã Nunca Morre, O Mundo Não é o Bastante, Um Novo Dia para Morrer, Casino Royale, Quantum of Solace e no último longa “007 Contra Spectre”.

Brew Dogs

Trazendo um enfoque mais contemporâneo para a cena cervejeira mundial, a série “Brew Dogs” relata o dia a dia de cervejeiros escoceses que viajam para os Estados Unidos com a missão de apresentar cervejas para o público leigo. As cervejas apresentadas ao público são resultado da produção entre cervejarias parceiras. Originalmente exibida na Esquire TV, a série pode ser assistida no canal a cabo TLC.

Brewmasters

A série “Brewmasters” tem a participação do famoso cervejeiro Sam Calagione, que produz cervejas em parcerias com outras cervejarias e traz para a telinha ainda mais detalhes sobre a cultura cervejeira, processo de fabricação, estilos e muito mais. A única temporada da série está sendo reprisada pelo canal a cabo TLC.

Beer Hunter

Em 1989, foi lançada a primeira série cervejeira do mundo. “Beer Hunter” foi produzida pela BBC na Inglaterra e tinha com apresentador Michael Jackson, especialista em cervejas homônimo do astro do Pop. A cada episódio, ele apresentava cervejas de diferentes locais do mundo, falando da sua história e cultura, bem como processo de fabricação e algumas entrevistas. Passou por diversos países, inclusive as tradicionais escolas cervejeiras da Bélgica, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Drinking Buddies

Traduzido para o português como o nome de “Um brinde à amizade”, o simpático filme “Drinking Buddies” mostra o romance dos personagens Kate (Olivia Wilde) e Luke (Jake Johnson), ambos funcionários de uma fábrica de cerveja. Com gostos parecidos, eles relutam, mas acabam flertando e saindo juntos. A cerveja faz todo o plano de fundo para o desenrolar dessa romântica história.

Cervejantes

Lançada pela Globosat em coprodução com a Plano Geral Filmes, no final de 2015, a série “Cervejantes” é um reality show na qual equipes se desafiam para produzir a melhor cerveja caseira. Juízes convidados avaliam os produtos e dão as notas nessa que é a primeira produção sobre cervejas na televisão por assinatura brasileira.

Cerveja Falada

Outra produção brasileira, o documentário “Cerveja Falada” é um curta-metragem de 2010 que conta a história da Cervejaria Canoinhense, a mais antiga do Brasil, fundada em Canoinhas (SC), em 1908. O protagonista é o mestre cervejeiro Rupprecht Loeffler, que herdou a cervejaria de sua família e morreu com 93 anos, em 2011.

Django Livre

Voltando para a ficção, chegamos a uma recente produção de Quentin Tarantino. O faroeste moderno “Django Livre” traz uma cena que mostra Django (Jamie Foxx), que vive um escravo, ao lado do caçador de recompensas King Schultz (Christoph Waltz) em uma conversa dentro de um típico saloon, regada a uma convidativa caneca de cerveja.

Compartilhe