Logo We Love Beer
Curiosidades
Maibock: o estilo de cerveja que nos mostra o sabor da primavera alemã

Maibock: o estilo de cerveja que nos mostra o sabor da primavera alemã

Enquanto aqui no Brasil estamos no começo do outono, lá na Alemanha é tempo de celebrar a chegada da primavera. A estação que começa a tirar os alemães de casa rumo aos biergartens (jardins cervejeiros), traz consigo também um estilo de cerveja sazonal, a Maibock. A “Bock de maio”, em uma tradução livre.

Mas antes de falarmos sobre Maibock, precisamos conhecer o seu estilo base, que é a cerveja Bock. Ela surgiu no século XIII na cidade alemã de Einbeck e acabou tornando-se um estilo muito popular na região da Baviera. O próprio nome da cidade, Einbeck, foi responsável pelo nome da cerveja aliado ao sotaque bávaro, pois acabava soando como “um bode” (“Ein bock” – em alemão). Por isso, muitos rótulos de cervejas desse estilo estampam a imagem do animal.

Assim como a Bock, a Maibock é uma vertente que pertence à família das Lagers (cervejas de baixa fermentação). No entanto, a cor é mais clara, podendo variar de um dourado mais intenso até um âmbar mais claro. Seguindo a mesma comparação, o sabor do malte não é tão acentuado, lembrando mais panificação do que o caramelo característico, e com mais amargor e aroma de lúpulo. É equilibrada, possui um final seco e refrescante. Seu teor alcoólico pode variar entre 6,3% e 7,4%.

É uma cerveja de transição para os alemães, possui um teor alcoólico mais elevado como as cervejas de inverno, mas tem a refrescância do lúpulo das cervejas do verão. Isso a torna perfeita para ser degustada no mês de maio, que traz de volta a presença do sol com temperaturas ainda não tão quentes como o verão.

Na história esse estilo sazonal do mês de maio aparece como uma cerveja festiva. A chegada das estações mais quentes sempre foi comemorada pelos europeus, portanto era comum tomá-la nos festivais realizados para celebrar a entrada da primavera.

A harmonização desse estilo com comida é uma boa pedida. Procure por comidas mais apimentadas, como culinária Thailandesa ou Mexicana, ou as sempre tradicionais salsichas alemãs como Bockwrust e Weisswurst.

Cheers!

Compartilhe