Logo We Love Beer
Curiosidades
O artesão de um mundo melhor transformado pela criatividade e inovação

O artesão de um mundo melhor transformado pela criatividade e inovação

Entre os dias 14 e 15 de maio será realizado o Festival Path, qcomuue promove a criatividade e a inovação. É a quarta edição do evento, a maior já promovida, que acontece em São Paulo, no bairro Pinheiros.

Sobre o Festival

O Festival Path é realizado anualmente e tem a plataforma O Panda Criativo como principal responsável por sua organização. O evento promove palestras, shows, filmes e outras atividades que juntos compõem mais de 300 horas de conteúdo em um único final de semana.

Como revela Fabio Seixas, Diretor da O Panda Criativo e um dos organizadores do evento, a palavra Path significa “caminho” e o Festival Path “é um caminho para que as pessoas se inspirem e transformem suas vidas e nossa sociedade para melhor”.

A organização do Festival

A produção oficial começa um ano antes com um prévio levantamento de nomes de palestrantes e atrações. Mas os detalhes, como parcerias estratégicas e de curadoria, levam pelo menos dois anos. E é na curadoria do evento que fica a grande atenção. “É o nosso ouro. Para entregar o melhor conteúdo temos um processo bem elaborado, trabalhoso e muito prazeroso. Como não gostar de usar o tempo descobrindo os grandes protagonistas da nossa sociedade?”, pontua Fabio.

Na pré-seleção dos temas, a equipe analisa desde atividades no setor de empreendedorismo social até engenharia espacial, de modo que a área de interesse seja bem ampla, passando pelas inovações tecnológicas, humanas, sociais e cientificas. As fontes de pesquisa também são diversas: revistas, jornais, peças, eventos, listas, pesquisas, livros, artigos, internet e muito mais. “Daí construímos o que chamamos de ‘Lista Longa’. A deste ano tinha mais de 2500 nomes“, conta Fabio.

Essa “Lista Longa” busca mais do que nomes, nela também são identificados movimentos sociais que estão em voga e outros que, na visão dos organizadores, precisam de mais atenção. E nesta edição serão debatidos os temas: empoderamento feminino, gênero, educação informal, música independente, realidade virtual, sustentabilidade, entre outros.

Fabio nos surpreende ao revelar que sua equipe começa bem enxuta, com apenas 5 pessoas desenvolvendo as atividades iniciais do projeto, mas durante a realização do Festival a equipe de colaboradores chega a ter mais de 250 pessoas envolvidas.

O perfil do evento

Um evento tão cosmopolita como este reúne um público inquieto que deseja descobrir e criar um mundo novo e melhor. Por isso, é comum transitarem pelo Festival Path pessoas que estão na melhor idade trocando ideias com alguém que está nos bancos da faculdade. “Isso nos anima muito, pois é nisso que acreditamos. Para a inovação não existem barreiras nem de sexo, nem de idade, nem de raça. Afinal, somos todos serem humanos”, enaltece Fabio.

O legado do Festival Path

Um Festival como este busca inspirar e estimular que todos os que dele participem levem consigo ideias para transformar sua comunidade. Por isso, os organizadores estão criando ferramentas para compilar de um modo mais eficaz todos os cases que são resultados do Festival. E mesmo de modo difuso eles costumam receber relatos com histórias de projetos bem-sucedidos de transformação, parcerias e empreendedorismo. Fabio acredita que a convergência “é uma grande ponte para a inovação”.

Ou seja: para Fabio, o maior legado do Festival é ter a certeza de estar sendo construída uma plataforma, com todos os parceiros, que cria e promove iniciativas que têm o potencial de transformar a sociedade.

O Festival Path em números

2 dias de evento

+ de 300 horas de conteúdo

150 palestras

3 palcos

26 shows

20 documentários

1 exposição de arte interativa

16 food trucks

20 atrações simultâneas por hora

A primeira edição do Festival reuniu 500 pessoas e na quarta em 2016 são esperadas entre 8 a 10 mil pessoas

Este é o Festival Path, que traz uma rica experiência em educação, entretenimento e negócios, conectando a comunidade criativa do Brasil. E um evento como este tem um patrocinador afinado com os seus ideais: a cerveja SOL Premium - pela segunda vez em 2016. A marca estimula o “Espiritu Libre” nas pessoas para que busquem referências autênticas e escolham caminhos diferentes do lugar comum. E SOL Premium chega para refrescar os participantes do festival, no qual se promove a plena liberdade de criação de melhorias para todo o mundo.

SERVIÇO - Festival Path 2016

Vendas e programação em www.festivalpath.com.br

Compartilhe