Logo We Love Beer
Session beers: cervejas leves e saborosas perfeitas para o verão

Session beers: cervejas leves e saborosas perfeitas para o verão

Sempre ouvimos que as altas temperaturas do verão brasileiro pedem bebidas leves e refrescantes. A cerveja é a bebida favorita para a estação e as Session Beers são boas opções para os dias tórridos, ou mesmo para quem deseja beber mais e não se intoxicar tão facilmente. Mas afinal, o que é uma Session Beer?

É uma categoria de cervejas que têm em comum o baixo teor alcoólico, sensação de corpo baixo na boca, mas com aromas e sabores devidamente preservados. A princípio pensamos em uma cerveja mais “aguada”, mas não é. A fabricação delas foca nos sabores equilibrados e na redução do álcool, pois assim você pode apreciar em volumes maiores mas sem perder a parte boa da bebida, que é o seu gosto.

Em média são cervejas que possuem menos de 5% de teor alcoólico e são mais fáceis de beber, pois seu drinkability é alto. O estilo pode variar de acordo com a criatividade do cervejeiro, pode ser uma cerveja escura, por exemplo. Essa tendência desembarcou no Brasil em meados de 2014, quando já tinha voltado com força nos Estados Unidos e na Europa. Contudo, sua origem é bem antiga, vem lá dos tempos da I Guerra Mundial.

Conta a História que os ingleses tinham um determinado período de tempo que era permitido aos trabalhadores beber cerveja. Segundo o site especializado em ceveja Beer Advocate, durante esse horário - uma janela de 4 horas - eles poderiam beber até 8 pints (cada pint com 568ml) de cervejas que não ultrapassassem os 4% de teor alcoólico. Geralmente elas estavam na casa dos 3%, e por isso seu consumo não deixava o trabalhador intoxicado e assim não seria preso, já que era proibido alguém alcoolizado andar pelas ruas da Inglaterra.

Por conta dessa janela de tempo e do volume alcoólico baixo, elas foram batizadas de Session Beers. O termo “session” vem do inglês e significa sessão, período de tempo. Os estilos mais comuns na época eram o Mild Ale e o Bitter. Hoje temos muitos estilos que ganharam suas versões sessions e várias cervejarias apostando nesse mercado. Alguns países, como a Irlanda, as cervejarias investem pesado na categoria, já que seu imposto varia de acordo com a quantidade de álcool na bebida.

Quem pode ser considerada uma cerveja dentro da categoria é a nossa Amstel. Com 4,7% de teor alcoólico, ela é refrescante, com toques cítricos e suave dulçor, corpo baixo e muito fácil de beber. Ela veio para o nosso país pensando justamente nas noites de calor no bar, quando seu período de permanência na mesa aumenta e as temperaturas levadas provocam ainda mais sede. Por isso fica aqui a dica: em eventos de longos períodos invista em uma boa Session Beer.

Compartilhe