Logo We Love Beer
Curiosidades
Tradições Cervejeiras: Conheça atos tradicionais com cerveja espalhados pelo mundo

Tradições Cervejeiras: Conheça atos tradicionais com cerveja espalhados pelo mundo

Os termômetros no Brasil estão registrando temperaturas cada vez mais altas. Isso mostra a chegada do verão, do fim de ano e aquela sensação boa de que teremos festas, seja na empresa, em casa ou com os amigos celebrando a chegada de 2017. São as nossas tradições para o final do ano. Hoje vamos destacar algumas tradições que estão ligadas com a cerveja, claro, que é o nosso “prato principal” aqui no blog.

Vocês conhecem alguma tradição cervejeira? Provavelmente a brasileira não é difícil de lembrar: praia, calor, churrasco e cerveja gelada. Existem ainda muitas outras que vocês irão descobrir agora, em uma lista pra lá de curiosa sobre essas tradições cervejeiras:

Café da manhã bávaro: Nossa seleção vai começar com uma das tradições cervejeiras mais antigas. E adivinhem, acontece na Alemanha – um dos países com mais cultura cervejeira. Os alemães têm o costume de tomar o café da manhã acompanhado de uma cerveja. Pelo menos é assim no sul do país, na cidade da Baviera. Conhecido como café da manhã bávaro, a primeira refeição do dia é acompanhada com pretzel, e salsichas alemãs do tipo weisswurst e süsser senf. A cerveja na maioria das vezes será do estilo Weizen e tem baixa graduação alcoólica.

Christmas Beers: Com a chegada do fim de ano e do Natal, é impossível não lembrar dessa tradição. Geralmente o pessoal dos países do hemisfério norte vivem mais esta experiência. A ceia de Natal é regada de Christmas Beers ou também conhecidas como Winter Warmers, que remetem à estação do inverno, já que nessa época faz muito frio nesses países. As Christmas Beers são cervejas com graduação alcoólica elevada e encorpadas, que trazem aquecimento logo no primeiro gole. São boas para acompanhar os famosos quitutes da época, como frutas secas, carnes assadas, pudins, rabanadas.

Pumpkin Ales: As cervejas de abóbora ou Pumpkin Ale, fazem parte de uma tradição divertida e também assustadora, dependendo da criatividade de cada um na fantasia. Claro que estamos falando no Halloween. Contudo, essa cerveja surgiu sem nenhuma intenção de se tornar ideal para essa época. Em meados de 1700, os americanos ficaram sem malte de cevada e encontraram na abóbora um jeito de substituir o ingrediente escasso, responsável por fermentar a cerveja. A coincidência com o Halloween aconteceu porque a estação de outono é a melhor para a colheita de abóbora nos Estados Unidos e calhou da cerveja ser mais produzida em outubro, casando perfeitamente com o Halloween.

Tradições Brasileiras: Essa é fácil de acertar. Todos nós vivemos isso em muitas sextas-feiras depois do expediente em nosso tradicional Happy Hour. Também temos o costume de chamar a galera em casa para assistir aquele jogão de futebol e reunir os melhores amigos em um churrasco regado de cerveja gelada. A praia e calor torna a bebida ainda mais indispensável. Nós, brasileiros, buscamos por refrescância e, se pararmos para refletir, gostamos de beber por um período de tempo maior, escolhendo cervejas com alto drinkability.

Harmonização Irlandesa: Comer ostras acompanhadas de cerveja estilo Stout pode soar um pouco estranho para nós brasileiros. Quem criou essa tradição foi a galera do Reino Unido, mas especificamente na Irlanda. Os irlandeses acreditam que combinar ostras frescas com cervejas do estilo Stout podem curar a ressaca. A harmonização tornou-se tão famosa que é celebrada todo ano em várias cidades do país.

Oktoberfest: Não tem como falar de tradições cervejeiras e não citar a Oktoberfest. A festa acontece na Alemanha e é uma das mais famosas do mundo. A tradição começou para comemorar o casamento do príncipe da Baviera, em outubro de 1810. Essa comemoração e homenagem ao rei que havia se casado, tinha festivais de música, corrida de cavalos e comidas típicas. O sucesso da festa foi tão grande que tornou-se uma tradição e com o tempo, surgiu a cerveja como a bebida favorita dos participantes. Inclusive existe um estilo de cerveja único para festa, a Oktoberfestbier. Alguns países, como o Brasil, fazem a sua versão de Oktoberfest. No entanto, a experiência de viver a original é única.

Compartilhe