16/04/2025
Com tecnologia SaaS, Ponta Grossa lança app inédito de gestão inteligente e inclusiva de resíduos
Desenvolvido pela startup SO+MA, e apoiado pelo Grupo HEINEKEN, o programa Recicla Ponta Grossa integra dados, cooperativas, empresas e cidadãos para transformar reciclagem em política pública digital e efetiva Lançamento do programa acontece dia 15 de abril com presença da Prefeita Elizabeth Schmidt e o Secretario de Estado Rafael Greca
A cidade de Ponta Grossa entra na liderança da inovação pública com o lançamento do Recicla Ponta Grossa, programa municipal que aplica a tecnologia de gestão e comportamento da SO+MA para transformar o modo como materiais recicláveis são tratados e valorizados no município. O lançamento oficial acontece nesta terça-feira, 15 de abril, às 9h, com apoio do Grupo HEINEKEN e do Governo do Estado do Paraná.
O grande diferencial do Recicla Ponta Grossa é que ele já nasce estruturado dentro da própria Prefeitura, com o apoio da metodologia da SO+MA. O programa forma um conjunto de modelos únicos no país que reúnem, de maneira coordenada e efetiva, poder público, iniciativa privada, cooperativas, recicladores, com foco total em mudar o comportamento de todos os agentes da cadeia – e, principalmente, do cidadão, peça-chave para romper com o ciclo da economia linear.
A plataforma da SO+MA, no modelo Software as a Service (SaaS), foi personalizada para atender às demandas da cidade, oferecendo um painel de dados estratégicos em tempo real para a Prefeitura e um aplicativo acessível para a população. A jornada é simples: o cidadão leva materiais recicláveis a estações de entrega, acumula pontos via app e troca por cupons da Rede Assaí, Uber, Brasil Cacau, C&A e até ingressos para a experiência dentro da fábrica da Heineken “Inside The Star”,C fortalecendo tanto o impacto ambiental quanto o social.
“A tecnologia da SO+MA foi criada para empoderar o cidadão, fortalecer as cooperativas, otimizar a gestão pública e estabelecer parcerias com a iniciativa privada. O que fazemos é conectar dados, comportamento e impacto em um sistema que transforma o que antes era considerado lixo em valor real e rastreável. Estamos muito orgulhosos em ver Ponta Grossa assumir essa liderança com um modelo digital, escalável e inclusivo”, afirma Claudia Pires, CEO da SO+MA.
Além de estimular o consumo consciente e empoderar o cidadão, o programa beneficia diretamente as cooperativas locais, que operam as estações e recebem 100% dos materiais recicláveis. Toda a estrutura foi desenhada para garantir inclusão produtiva, rastreabilidade e eficiência operacional – pilares sustentados pela tecnologia de gestão de dados da SO+MA, startup que já reciclou mais de 5,1 mil toneladas de resíduos no Brasil.
Em Salvador (BA), a startup também executa um programa de reciclagem em parceria com o Grupo HEINEKEN. Em menos de um ano, as empresas reintegraram à cadeia de produção do vidro mais de 477 toneladas do material, o equivalente a 34 caminhões de porte pesado. Na visão da diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN, Ligia Camargo, o sucesso da iniciativa na capital baiana incentivou a expansão para Ponta Grossa, cidade extremamente importante para a atuação da companhia no Brasil.
"Incentivar a mudança de hábitos dos consumidores no que diz respeito ao descarte correto de resíduos, especialmente o vidro, é um dos nossos principais objetivos em iniciativas como essa. Os resultados obtidos em Salvador mostraram que é possível transformar a reciclagem em valor social e ambiental, o que nos motivou a expandir a iniciativa para Ponta Grossa, agora com o apoio do Governo do Estado", afirma Lígia.
"Mais do que reciclar, estamos ressignificando o papel de cada pessoa e instituição nesse processo. O cidadão, ao fazer a separação correta, deixa de ser apenas consumidor e passa a ser agente de transformação. É o comportamento dele que ativa toda uma cadeia que hoje passa a funcionar de forma mais eficiente e justa", finaliza Claudia Pires, da SO+MA.
O lançamento oficial do programa contará a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, da secretária de meio ambiente Carla Kritski, da Diretora de Sustentabilidade da Heineken Lígia Camargo e Gerente de assuntos governamentais Marília Robles, do presidente da câmara e secretário estadual da SEDEST Rafael Greca, além de representantes da SO+MA, cooperativas e demais parceiros.
Lançamento Recicla Ponta Grossa
Data: 15 de abril, terça-feira
Horário: 9h
Local: Espaço Parque Ambiental
Endereço: Av. Dr. Vicente Machado, 11-27, Centro, Ponta Grossa - PR.