Logo Grupo Heineken

Grupo HEINEKEN apoia o consumo consciente. 

Você tem mais de 18 anos?

Você ainda não pode entrar.

Você precisa ter 18 ou mais anos para acessar nosso conteúdo.

;

10/06/2025

Consumo consciente: parceria entre Ancat, Instituto HEINEKEN e Instituto Melhores Dias capacita profissionais que atuam com catadores em São Paulo

Após apoiar mais de 7 mil pessoas em Jacareí e Araraquara (SP), o programa ModerAção chega à capital paulista integrado ao Conexão Cidadã para capacitar os times que prestam serviços sociais e dão atenção primária à saúde aos catadores

A Ancat (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), o Instituto Melhores Dias e o Instituto HEINEKEN lançam no dia 10 de junho, em São Paulo, o programa “ModerAção + Conexão Cidadã”. A iniciativa é voltada para a formação de profissionais da saúde e de desenvolvimento social no enfrentamento do uso abusivo de álcool entre a população atendida pelo projeto Conexão Cidadã, que apoia catadores e catadoras autônomos de materiais recicláveis em diversas regiões do Brasil, com foco especial naqueles em situação de vulnerabilidade social.   

O ModerAção teve edições bem-sucedidas em Jacareí e Araraquara (SP), onde, desde 2022, apoiou mais de 800 profissionais de atenção primária à saúde para prevenção do consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Agora, o programa chega em São Paulo integrado ao Conexão Cidadã para impulsionar ainda mais o projeto na cidade. Além dos times do Conexão, serão capacitadas as equipes da rede pública de saúde e assistência social, com foco na estratégia de Rastreio e Intervenção Breve (SBI - Screening and Brief Intervention), recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Com isso, serão preparados para identificar padrões de consumo de álcool entre a população atendida pelo projeto, além de avaliarem a intervenção mais adequada de acordo com o perfil identificado. A estratégia inclui a articulação intersetorial com unidades de saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a fim de fortalecer a rede de atendimento e reduzir danos relacionados ao uso abusivo de álcool. 

“Acreditamos que o cuidado e a escuta qualificada são fundamentais para transformar realidades. Nossa experiência com o programa ModerAção de controle ao uso abusivo do álcool em municípios como Araraquara e Jacareí mostrou resultados promissores e agora queremos ampliar esse impacto no contexto urbano de São Paulo, unindo o Programa ao Conexão Cidadã”, afirma a Dra. Joyce Capelli, presidente do Instituto Melhores Dias. 

“Essa nova fase do projeto, construída com o Instituto HEINEKEN e o Instituto Melhores Dias, leva informação e orientação sobre um tema importante e urgente dentro da realidade da nossa categoria de catadores. Estamos fortalecendo redes de apoio e valorizando quem está na linha de frente da reciclagem no Brasil,” destaca Roberto Rocha, presidente da Ancat. 

“Estamos muito felizes em expandir o projeto ModerAção por meio do Conexão Cidadã, agora também na capital paulista. Essa iniciativa é estratégica para avançarmos com nossa agenda de cidadania em São Paulo. A parceria com a Ancat e o Instituto Melhores Dias reforça nosso compromisso em ampliar o alcance de ações de cuidado e prevenção ao uso abusivo de álcool, sempre com respeito à realidade dos catadores e catadoras — profissionais essenciais para a sustentabilidade no Brasil”, afirma Vânia Guil, head do Instituto HEINEKEN. 

A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas com políticas públicas de saúde, inclusão e promoção ao consumo responsável de bebidas alcoólicas, priorizando abordagens humanizadas e eficazes para populações em situação de vulnerabilidade.   

Voltar ao topo