Logo Grupo Heineken

Grupo HEINEKEN apoia o consumo consciente. 

Você tem mais de 18 anos?

Você ainda não pode entrar.

Você precisa ter 18 ou mais anos para acessar nosso conteúdo.

;

20/03/2025

Diretoria de Felicidade do Grupo HEINEKEN impulsiona bem-estar dos colaboradores

Iniciativas implementadas em 2023 fortaleceram a cultura organizacional da companhia

Implementada em 2023, a Diretoria de Felicidade do Grupo HEINEKEN cuida do bem-estar e felicidade dos seus colaboradores, promovendo saúde mental, física e social. A pesquisa inédita Work Wellbeing Report Global 2025 da Indeed analisada pelo centro de pesquisa de bem-estar da Universidade de Oxford e apresentada no World Happiness Summit, revelou que o que realmente impulsiona bem-estar no trabalho é o senso de pertencimento, engajamento, inclusão, relação com o líder e confiança. 

“Felicidade corporativa já é uma realidade para a HEINEKEN e um caminho para que possamos transformar as relações de trabalho, trazendo ambientes mais positivos onde as pessoas possam ser elas mesmas e assim usarem todo o seu potencial para a realização, contribuindo para o seu bem-estar e com impacto direto nos resultados da empresa, por isso é parte da nossa estratégia de negócio”, explica Lívia Azevedo, Diretora de Felicidade do Grupo HEINEKEN. 

O que é a área de Felicidade? 

Baseada na Ciência da Felicidade, a Diretoria de Felicidade atua por meio de iniciativas de transferir conhecimentos e desenvolver a liderança para que possam aplicar a ciência no dia a dia com seu time potencializando a estratégia de negócio que tem como responsabilidade primária da liderança o bem-estar das pessoas para que possam produzir mais, garantir melhores resultados e manter a boa reputação. 

Como acompanhar os indicadores?  

Para avaliar o sucesso das metodologias e da jornada de Felicidade, Livia Azevedo, Diretora de Felicidade do Grupo HEINEKEN, comenta sobre a importância de estabelecer indicadores e métodos de monitoramento. Na companhia, os resultados são acompanhados pela Pesquisa da Felicidade, que mede o nível de satisfação e bem-estar dos 13 mil colaboradores da companhia. Aplicada quinzenalmente, a avaliação alcança cerca de 11 mil respondentes - um engajamento de 82%. Baseada na metodologia da psicologia positiva desenvolvida por Martin Seligman, a avaliação considera aspectos como emoções e relações positivas, engajamento, propósito, conquistas e vitalidade.  

“Com base nos resultados da pesquisa, as lideranças implementam medidas para fortalecer as relações positivas, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo. Isso inclui dinâmicas de integração, ações de reconhecimento e estímulo ao diálogo aberto entre as equipes. Quando necessário, a equipe da Diretoria de Felicidade intervém diretamente nas unidades, conduzindo conversas estratégicas, aplicando metodologias de escuta ativa e criando iniciativas personalizadas para cada realidade. O objetivo é garantir que os colaboradores se sintam ouvidos, valorizados e motivados a construir um ambiente positivo e acolhedor”, completa a executiva. 

Os impactos da área de Felicidade nos negócios 

O avanço das iniciativas de Felicidade está diretamente ligado à retenção de talentos, o que garante equipes mais estratégicas, treinadas e envolvidas com a dinâmica de negócios. “Ao assegurar um ambiente de trabalho saudável e o respeito à individualidade de cada colaborador, melhoramos a cultura organizacional e ajudamos cada profissional a atingir seus objetivos”, explica Livia.  

Ações da diretoria de felicidade do Grupo HEINEKEN 

A partir dessa jornada de felicidade a companhia também oferece benefícios como o HEINEKEN Cuida, que direciona colaboradores para cuidados com a saúde mental, e o Conta Comigo, que disponibiliza atendimento especializado 24 horas por dia, incluindo suporte psicológico, social, jurídico, consultoria financeira e programas de saúde. No aspecto de vitalidade, o grupo de engajamento Tamo Junto e em Movimento incentiva hábitos saudáveis por meio de desafios periódicos, promovendo mudanças significativas: mais de mil colaboradores já participaram, resultando em uma redução de 50% nos casos de obesidade, 11% no risco cardiovascular (índice cintura/quadril), além de melhorias na alimentação (33%), qualidade do sono (22%) e percepção geral de saúde (28%). 

Para garantir o engajamento alinhado às particularidades de cada região, a companhia conta com o apoio de 1.500 Embaixadores da Felicidade – colaboradores voluntários capacitados para fortalecer a cultura de Felicidade Corporativa no ambiente de trabalho. Eles atuam na disseminação de conteúdos, identificação de oportunidades para comunicação, celebração e reconhecimento, além de incentivar a participação em ações estratégicas, como a Semana da Felicidade. “Essa rede de engajamento é complementada pelos squads formados por líderes de diversas áreas e pelos HRBPs, que colaboram ativamente na construção de um ambiente mais positivo e conectado à estratégia da empresa”, reforça a executiva. 

Voltar ao topo