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26/06/2025

Grupo HEINEKEN avança na industrialização da cervejaria de Passos e consolida investimentos que já somam R$ 2,5 bilhões

Principal atividade será a produção das marcas Heineken e Amstel

esta quinta-feira, 26, o Grupo HEINEKEN avançou na industrialização de sua nova cervejaria em Passos (MG), com a integração da matéria-prima aos equipamentos industriais. A unidade produzirá as marcas Heineken e Amstel, e será inaugurada oficialmente em novembro. A cervejaria já representa o maior investimento da empresa no Brasil, com valores que ultrapassam R$ 2,5 bilhões. 

Além da nova etapa de integração da matéria-prima, a unidade já deu início ao funcionamento da caldeira de biomassa e da estação de tratamento de água, processos essenciais e conectados com a estratégia de sustentabilidade e o compromisso do Grupo HEINEKEN com a qualidade de seus produtos. “Por se tratar do primeiro funcionamento industrial da cervejaria, além dos testes nos equipamentos, as primeiras amostras da cerveja produzida em Passos passarão por análises rigorosas de qualidade, realizadas tanto em laboratórios internos quanto em centros de avaliação internacionais. Nosso objetivo é assegurar que o produto esteja alinhado aos padrões de excelência da companhia aplicados em todas as unidades Heineken no Brasil e no mundo. Somente após essa validação consideramos a cerveja pronta para chegar aos nossos consumidores”, explica Rodrigo Bressan, vice-presidente de Produção do Grupo HEINEKEN. 

Outro marco importante é a entrega das obras de infraestrutura viária executadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura de Passos, desenvolvidas para garantir a logística eficiente e sustentável no acesso à nova cervejaria. As obras de conexão entre a rodovia MG-050, no KM 347, e a rodovia MG-146, no KM 407, foram recentemente concluídas, e estarão totalmente liberadas para tráfego em julho, proporcionando uma malha viária capaz de atender a demanda logística da cervejaria num momento estratégico, onde os primeiros insumos para a produção já começam a chegar. 

 

Geração de emprego e renda 

 

A obra conta com mais de 1.800 empregos diretos e indiretos, e a operação já possui aproximadamente 350 colaboradores diretos, a maior parte em áreas técnicas como Logística, Produção, Manutenção, Envasamento, Automação e Elétrica. Atualmente, ainda há vagas abertas na área de Logística. 

Cabe ressaltar ainda que a cervejaria de Passos atingiu a importante marca de 47% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, e 43% de pessoas negras no quadro de colaboradores. A unidade é peça chave para o desenvolvimento do compromisso do Grupo HEINEKEN na agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão, que busca atingir 50% de mulheres em cargos de liderança até 2026 e 40% de pessoas negras em cargos de liderança até 2030. 

 

Cervejaria referência em práticas socioambientais 

Com uma área total de 120 hectares, a cervejaria foi desenhada para operar abastecida com energia renovável, incorporando tecnologias de ponta, como caldeiras alimentadas por biomassa certificada, empilhadeiras elétricas, sistemas eficientes de abastecimento hídrico, recuperação de carbono e geração de ar comprimido. A unidade também conta com uma estação de tratamento de efluentes e emissário próprio para o lançamento de efluentes tratados. 

Além de reforçar a presença industrial da HEINEKEN no Brasil, a nova fábrica deve impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região. Um exemplo disso é o programa de geração e distribuição de energia renovável da marca Heineken, que pode proporcionar uma redução de até 15% no valor da conta de luz dos moradores do município. 

O compromisso com a comunidade vai além da eficiência energética. Em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o Grupo HEINEKEN aderiu ao Programa Produtor de Água, que valoriza os serviços ambientais prestados por pequenos produtores rurais da região. Nos últimos dois anos, a companhia já investiu mais de R$ 1 milhão em ações como conservação de solo, proteção de recursos hídricos, saneamento rural e geração de renda. 

 

Como parte da estratégia de longo prazo, a companhia também tem como ambição a estruturação de um viveiro local de mudas nativas e, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, pretende desenvolver um programa permanente de recuperação e conservação de áreas florestais estratégicas para a segurança hídrica da região. 

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