30/09/2025
HEINEKEN® e prefeitura de Belém anunciam microfloresta como legado COP-30
Mais de mil mudas de 35 espécies serão plantadas em parceria com a Prefeitura, com implementação em outubro. Uma iniciativa que integra a plataforma Green Your City e reforça o legado da Heineken® para a COP-30.
Belém do Pará vai ganhar uma microfloresta como legado da COP-30. A iniciativa é da Heineken® em parceria com a Prefeitura de Belém. Serão plantadas mais de mil mudas, de 35 espécies diferentes, que vão consolidar a chegada do projeto à região amazônica. O plantio está previsto para outubro desse ano.
Desenvolvido em colaboração com o paisagista Ricardo Cardim, idealizador da metodologia Floresta de Bolso, o projeto busca criar núcleos de biodiversidade dentro das cidades, aproximando a natureza do cotidiano urbano e fortalecendo a relação das pessoas com o ambiente em que vivem.
A microfloresta prevê possíveis benefícios ambientais que vão desde a redução da temperatura e aumento da umidade do ar até a retenção de água das chuvas, a filtragem de gases tóxicos e a mitigação da poluição sonora. Além de buscar restaurar parte da biodiversidade local, a iniciativa oferece um espaço verde de convivência e incentivo à melhoria da qualidade de vida da população.
Esta será a quinta microfloresta da marca no Brasil. As quatro primeiras foram plantadas no Rio de Janeiro, em São Paulo, Belo Horizonte e no Recife. Agora, o projeto chegará à capital paraense, ampliando seu alcance e simbolismo ao conectar-se diretamente à Amazônia.
O prefeito de Belém, Igor Normando, destacou a união entre a Prefeitura de Belém e a Heineken® para a ampliação das áreas verdes urbanas na capital paraense e que se somam às ações já em andamento no município em favor da sustentabilidade.
“Celebramos mais um passo importante para o futuro sustentável de Belém com uma iniciativa que contribui não só para a ampliação das nossas áreas verdes, como reforça o nosso compromisso com projetos consolidados na preservação e no cuidado ambiental. Estamos somando esforços, fortalecendo políticas públicas e garantindo qualidade de vida para a população. Esse é o caminho: parcerias que façam a nossa cidade crescer de forma mais verde e equilibrada”, enfatizou o prefeito de Belém, Igor Normando.
Legado COP-30
Belém foi escolhida por sua relevância ambiental e simbólica: a cidade sediará em novembro a COP-30, a mais importante conferência mundial sobre clima. O anúncio marca um passo significativo da marca na região e soma-se ao legado de sustentabilidade que a Heineken® vem construindo no território, que também se fez presente no evento Amazonia Live neste mês.
A iniciativa integra a plataforma Green Your City, lançada pela Heineken em 2021, que ressignifica espaços urbanos através de sustentabilidade, música e cultura.
Além de avançar na meta da marca Heineken, o anúncio da microfloresta de Belém expande o conjunto de entregas que o Grupo HEINEKEN vem realizando em preparação para a COP30. A já comunicada edição paraense do Mamba Water Project, que viabilizará o acesso à água potável a duas comunidades ribeirinhas, foi o primeiro anúncio de legado oficial e abre caminho para outras iniciativas que serão comunicadas ao longo deste mês. Com a chegada da microfloresta a companhia consolida seu papel ativo no desenvolvimento sustentável da região e na construção de um legado positivo e perene para a conferência e para o país.
19 microflorestas até 2030
A primeira microfloresta implementada pela Heineken foi no Rio de Janeiro, em 2022, como legado da ativação de Heineken no Rock in Rio, cuja cenografia foi composta principalmente por vegetação do bioma da Mata Atlântica. Após o evento, todo esse material foi replantado em uma área de 1.500 metros quadrados.
A segunda foi plantada em 2023 na Marginal Tietê, em São Paulo. A área que recebeu a floresta é local de encontro entre o rio Tietê e o rio Tamanduateí, tendo uma importância ambiental grande para os paulistanos — além de carregar um marco histórico por ser onde a cidade começou há 470 anos. Foram plantadas mais de 1.000 mudas de 96 espécies nativas do bioma Mata Atlântica. Belo Horizonte recebeu a terceira microfloresta, com 1.105 mudas de 90 espécies nativas desse mesmo bioma, plantadas em um espaço próximo ao estádio do Mineirão e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Por fim, Recife é a cidade mais recentemente impactada pela ação sustentável. Com 1.250 metros quadrados e mais de 1.000 mudas, sua microfloresta fica dentro de uma área de propriedade da Iron House, no bairro da Várzea
“Um de nossos objetivos, como marca, é deixar um legado positivo por onde passamos e atuamos. Belém é uma cidade simbólica e estratégica, que ganha especial destaque neste momento em que se prepara para sediar a COP30. Com a plataforma Green Your City, impulsionamos iniciativas de impacto positivo que reforçam a conexão da nossa estratégia com a sustentabilidade e com o futuro das cidades. E escolher Belém para ser a capital que recebe uma microfloresta em 2025 é nossa forma de construir um impacto real e que permanece, mesmo após o Amazonia Live, e mesmo após a COP30, em benefício da região amazônica”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca Heineken® no Brasil.
Além das microflorestas, o Grupo HEINEKEN vem desenvolvendo outros projetos de restauração florestal pelo Brasil. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, desde 2007, a companhia apoiou a produção de 7 milhões de mudas nativas do bioma no Centro de Experimentos Florestais localizado em Itu-SP. 2024, a partir do recém-lançado projeto de Heineken Spin e seu pilar de agricultura regenerativa em parceria com a Rizoma, iniciou-se a implementação de uma floresta de 767 hectares, combinando áreas de restauração e a implantação de um sistema agroflorestal produtivo em 100 hectares, direcionado ao cultivo de limão orgânico.
Sobre Green Your City
Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade para a vida noturna, a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão. São metas da plataforma:
Energia Verde*: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora da qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. 90% da população conectada impactada a internet anualmente pela mensagem de responsabilidade e consciência com consumo de álcool.
*Energia verde = energia renovável.