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30/08/2025

Heineken Spin completa um ano, acumulando um faturamento de mais de R$256 milhões para a companhia

Agricultura regenerativa: companhia prevê evitar um gasto estimado de R$ 53 milhões ao longo de 20 anos com as reduções de emissões de carbono geradas pelo projeto

HEINEKEN Spin, ecossistema de negócios de impacto do Grupo HEINEKEN, completa um ano neste mês, acumulando um faturamento de mais de R$256 milhões. Após investimento de R$ 150 milhões iniciado em 2024, a iniciativa ampliou o portfólio da companhia, incluindo marcas como Bear Mate, Mamba Water e Praya, cujo volume de produção cresceu quatro vezes no período. Além disso, diversificou a matriz de negócios da empresa com o restauro florestal e plantação de citrus voltada para comercialização setorial, e, na parte de circularidade de vidro, inaugurou três hubs de reciclagem, com mais um até dezembro, em Alagoas – visando a venda desses recursos para a indústria vidreira. 

Idealizado no Brasil para responder aos principais desafios do setor no país, HEINEKEN Spin é fundamentado em quatro pilares estratégicos: agricultura regenerativa, circularidade, marcas de impacto e energia renovável. Alguns dos projetos rodados, como o programa de energia renovável, já faziam parte e eram desenvolvidos dentro da estratégia de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN. Com o lançamento de Spin, essas iniciativas passaram a fazer parte da nova gestão, tendo como o principal objetivo o ganho de escala e lucratividade – pontos já observados nesse primeiro ano. 

“Nosso objetivo não é crescer a qualquer custo, mas sim com responsabilidade, incentivando todo o setor a encarar os desafios ambientais com mais seriedade. Os resultados deste primeiro ano mostram que sustentabilidade é também sinônimo de competitividade e peça-chave de uma estratégia de negócios sólida”, afirma Rafael Rizzi, diretor de HEINEKEN Spin.  

Agricultura regenerativa: por que a companhia está plantando limão para colher água? 

Em Itu (SP), a companhia já plantou 200 mil mudas nativas do bioma Mata Atlântica em 142 hectares. A área será integrada com um sistema agroflorestal de limão nos próximos meses, com o objetivo de regenerar o solo, aumentar a infiltração da água da chuva e fortalecer a segurança hídrica de uma das maiores cervejarias da companhia no Brasil. O projeto, realizado em parceria com a Rizoma Agro, em sua maturidade, prevê a restauração de uma área com mais de 800 hectares e com a expectativa de geração de 120 novas posições de trabalho.  

O sistema agroflorestal prevê evitar um gasto estimado de R$ 53 milhões ao longo de 20 anos com as reduções de emissões de carbono geradas pelo projeto. A previsão é que, até 2030, HEINEKEN Spin, por meio do pilar de agricultura regenerativa, possa gerar até R$ 37 milhões em receita para a companhia. 

Circularidade do vidro: novo hub de reciclagem até dezembro 

Os três primeiros hubs foram inaugurados em 2024, e são em Pernambuco, Bahia e Espírito Santo. Além disso, os centros de circularidade já realizaram o processamento de um volume de vidro equivalente a 9,13 milhões de long necks, em parceria com mais de 43 cooperativas de recicláveis. 

O maior objetivo da iniciativa, realizada em parceria com a Ambipar, é superar barreiras logísticas em regiões com pouca ou nenhuma infraestrutura de reciclagem. Diante disso, o Grupo HEINEKEN almeja abrir um novo hub de circularidade em Alagoas. Uma vez funcionando, o local terá potencial de captar um volume de vidro equivalente a 1 milhão de long necks por mês.    

Outro ponto importante no pilar de circularidade é a venda de resíduos industriais das cervejarias da companhia. Desde 2020, o Grupo HEINEKEN vem realizando a comercialização de álcool, levedura e malte, além de coprodutos de embalagem, como vidro, garrafeiras e madeira. 

Marcas de impacto: Better Drinks se consolida como motor de inovação do Grupo HEINEKEN 

Com três marcas integradas à companhia: Praya, Mamba Water e Baer-Mate, o volume de produção cresceu quatro vezes em um ano. Além disso, a distribuição comercial — que considera canais e pontos de venda — saltou de 10 mil em 2024 para mais de 60 mil em 2025, refletindo a forte aposta do Grupo HEINEKEN na diversificação de seu portfólio com marcas de impacto e voltadas a um novo perfil de consumo. 

Para o segundo semestre de 2025, a companhia já projeta novos marcos: as vendas devem ser iniciadas na região Nordeste e dois novos rótulos não alcoólicos devem ser lançados, reforçando a aposta no segmento “beyond beer” e nas bebidas funcionais.  

Energia renovável: economia na conta de pontos de vendas e consumidores 

Sob o guarda-chuva de Spin, e em parceria com a Ultragaz e Raízen Power, o Grupo HEINEKEN alcançou 45 mil contratos assinados de energia renovável. Esse avanço já gerou uma economia de R$ 23 milhões aos participantes do programa em três anos, desde o início do projeto em 2021, considerando a economia de até 15% na conta de luz de bares, restaurantes e consumidores que aderiram à iniciativa. 

Além disso, o parque eólico da companhia no Ceará, inaugurado em 2018, mas que passou a fazer parte da gestão de Spin em 2024, já evitou a emissão de aproximadamente 40 mil toneladas de carbono, além de gerar uma economia média de R$ 6 milhões anuais para o Grupo. 

“Nosso papel é antecipar tendências, testar modelos sustentáveis e acelerar soluções que possam ser ampliadas para todo o Grupo HEINEKEN. De forma geral, este primeiro ano mostrou que é possível transformar o setor a partir do Brasil, combinando escala e propósito — e isso é só o começo”, pontua Rizzi. 

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