Logo Grupo Heineken

Grupo HEINEKEN apoia o consumo consciente. 

Você tem mais de 18 anos?

Você ainda não pode entrar.

Você precisa ter 18 ou mais anos para acessar nosso conteúdo.

;

13/08/2025

Mamba Water leva acesso à água potável a duas comunidades no Pará como parte de sua jornada de impacto rumo à COP30

Iniciativa faz parte do ecossistema de negócios de impacto Heineken SPIN e levará mais de 20 milhões de litros de água potável a comunidades de Belém e Benevides

Mamba Water, marca de água em latas e parte de HEINEKEN Spin, ecossistema de negócios de impacto do Grupo HEINEKEN, acaba de dar mais um passo em sua jornada de transformação social: a marca levará 20 milhões de litros de água potável a comunidades de Belém e Benevides, beneficiando mais de 500 pessoas no Pará, reforçando seu compromisso com a doação de um litro de água potável para cada lata de água vendida. O Mamba Water Project foi consolidado em Acopiara (CE), onde viabilizou o acesso a mais de 16 milhões de litros e agora expande suas ações para as cidades de Belém e Benevides (PA), estado que receberá a Conferência das Partes (COP30). 

Em Belém, o projeto será implementado na Ilha do Combu, beneficiando aproximadamente 420 pessoas. Já em Benevides, a iniciativa atenderá a comunidade do Taiassuí, formada por cerca de 126 moradores. Ambas as localidades receberão Estações de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para fornecer mais de 20 milhões de litros de água potável, garantindo acesso contínuo e de qualidade ao recurso. 

A chegada do projeto ao Pará também marca o início do legado de HEINEKEN Spin rumo à COP30. O projeto conta com o apoio institucional da Ball, da Ambipar e da Volkswagen Caminhões e Ônibus, demonstrando a força de um ecossistema colaborativo. "Levar água potável para comunidades como a Ilha do Combu, um lugar cercado por rios, mas onde um dos maiores desafios ainda é a falta água para beber, é simbólico e necessário. Com essa entrega, reforçamos nosso objetivo de construir um ecossistema de impacto que responda às necessidades reais dos territórios. Em Benevides, nosso relacionamento com a comunidade se fortalece ainda mais, por ser também o local onde abriga uma de nossas cervejarias", diz Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN. 

A escolha das regiões foi guiada pela urgência e relevância dos desafios enfrentados pelas comunidades no acesso à água potável. Na Ilha do Combu, em Belém, famílias da comunidade de Piriquitaquara enfrentam dificuldades para obter água própria para consumo. Sem abastecimento regular, precisam comprar garrafões e transportá-los de barco, o que consome tempo e impacta o orçamento familiar. Em Benevides, o deslocamento até fontes de água pode levar até 40 minutos de barco, e levantamentos realizados apontaram que a água disponível na região apresenta limitações para o consumo direto, reforçando a importância de soluções estruturantes e sustentáveis, como as Estações de Tratamento de Água (ETA), que garantem acesso contínuo e seguro a esse recurso. 

O anúncio da expansão do projeto para o estado do Pará foi feito durante evento promovido por HEINEKEN Spin nesta quinta-feira (14/08) com foco em explorar as diferentes iniciativas do pilar Marcas de Impacto. Na ocasião, também foram apresentados os resultados das ações realizadas pelo Mamba Water Project como o do Rio de Janeiro durante o Carnaval 2025. 

 

Carnaval no Rio de Janeiro 

Além do projeto contínuo no Ceará, o Mamba Water Project já doou mais de 1 milhão de litros de água para uma favela do Rio de Janeiro durante o Carnaval. Desenvolvida em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), a iniciativa possibilitou a doação de água potável para um projeto dentro da favela escolhida pela escola de samba campeã na Sapucaí. Nesta campanha, foram dois litros de água doados para cada lata de Mamba vendida no Sambódromo.  

Mamba Water faz parte da Better Drinks, holding de bebidas premium, e desde 2024 integra a HEINEKEN Spin, fazendo parte do ecossistema de marcas de impacto. Nos dois primeiros anos, a marca totalizou a venda de 8 milhões de latas, o que representaria a doação de 8 milhões de litros de água, mas superou a meta e doou 16 milhões de litros. 

Em 2025, a expectativa é alcançar aproximadamente 18 milhões de latas vendidas, o que deve resultar na doação de cerca de 20 milhões de litros de água por meio dos projetos realizados no Pará. A projeção é que esse número ultrapasse 150 milhões de litros até 2033. 

Voltar ao topo