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16/03/2022

Grupo HEINEKEN assume compromisso de ter 50% de mulheres na liderança e mira transformação do mercado cervejeiro

Meta deve ser atingida em até cinco anos e visa aumentar a representatividade feminina em todas as áreas da cervejaria

O Grupo HEINEKEN no Brasil assume publicamente o compromisso de acelerar sua agenda interna de equidade de gênero. Alinhada aos seus objetivos de diversidade e inclusão, a empresa definiu ações para transformar o futuro do negócio e assumir o compromisso de 50% de mulheres em cargos de liderança até 2026.

Os indicadores dessa agenda incluem, principalmente, o desenvolvimento das mulheres que já atuam na Companhia, em todas as áreas, por meio de um mapa de sucessão sólido e de um plano de desenvolvimento pessoal robusto que prevê mentorias e treinamentos. Já para aumentar a contratação de mulheres, a empresa tem como diretriz buscar 50% dos finalistas do gênero feminino nos processos seletivos, olhando principalmente para a virada do seu sistema de distribuição no 2º semestre, conforme anunciado em fevereiro deste ano.

Raquel Zagui, vice-presidente de Recursos Humanos do Grupo HEINEKEN, explica que a empresa tem o dever de garantir um ambiente livre de vieses e crenças que limitem o desenvolvimento e realização das pessoas. “Precisamos atrair mulheres para todas as áreas da empresa, inclusive as que possuem um estereótipo masculino que precisa ser quebrado. Temos que nos desafiar, assumir que direcionar a mudança por meio de ações concretas e o nosso é buscar a igualdade na representatividade das mulheres tomando como principais decisões do nosso negócio e respeitando suas individualidades e objetivos pessoais ”.

Mauricio Giamellaro, presidente da cervejaria no Brasil, reforça que o compromisso representa a ambição de transformar a realidade do Grupo HEINEKEN e também do mercado cervejeiro nacional. “Nosso setor sempre foi visto como um ambiente masculino, percepção que tem mudado com o passar do tempo, mas que ainda precisa de uma agenda de aceleração. Temos um grande desafio pela frente, com uma meta ousada, mas acreditamos muito nessa causa e no quanto ela é positiva para uma sociedade e para o negócio. Sem diversidade dificilmente conseguiremos ir mais longe ”, destaca o presidente.

Para promover a mudança cultural no Grupo HEINEKEN, foi formado um grupo interno de afinidade com a participação voluntária de colaboradores de todas as áreas. “A meta é um norte importante, mas, para a mudança ser efetiva, o ambiente precisa ser inclusivo. Há diferenças sensíveis entre os gêneros em termos de aspiração de carreira, anseios e necessidade e precisamos estar atentos a isso. A presença feminina traz uma forma de liderança mais aberta, criativa e de alta performance e que, para ser exercida em sua plenitude, toda uma organização precisa estar engajada ”, finaliza Raquel.

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