18/07/2022
Heineken N.V. reporta resultados de meio de ano de 2019
Heineken N.V. reporta resultados de meio de ano de 2019
A Heineken N.V. (EURONEXT: HEIA; OTCQX: HEINY) anuncia:
- Crescimento orgânico das receitas líquidas (beia) de +5.6%; receitas líquidas (beia) por hectolitro +3.0%
- Volume consolidado de cervejas +3.1%
- Volume da Heineken® +6.9%
- Crescimento orgânico do lucro operacional (beia) de +0.3%, expectativa para o ano todo inalterada
- Margem de lucro operacional (beia) de 15.6% (-47 bps)1
- Lucro líquido (beia) de €1,054 milhão, -1.2% em termos orgânicos
- EPS diluído (beia) de €1.84 (atualizado com relação a 2018: €1.86)1.
DECLARAÇÃO DO CEO
Jean-François van Boxmeer, Presidente do Conselho de Administração / CEO, comentou que:
"O desempenho das receitas foi novamente robusto no primeiro semestre de 2019, com crescimento orgânico das receitas líquidas em todas as regiões e crescimento de dois dígitos na Ásia Pacífico, assim como na África, Oriente Médio e Leste da Europa. As receitas por hectolitro aumentaram 3%, ao passo que o crescimento dos volumes no segundo trimestre foi afetado negativamente pelas condições climáticas na Europa e pela comparação com a Copa do Mundo no ano passado. A marca Heineken® cresceu cerca de 6.9%, com a Heineken® 0.0 já disponível em 51 mercados.
O lucro operacional (beia) permaneceu estável, pois o impacto do forte desempenho das receitas foi amplamente neutralizado pela inflação de custo dos insumos, ao mesmo tempo em que ampliamos nossos investimentos em e-commerce e atualizações tecnológicas. Para o ano todo, continuamos a prever que nosso lucro operacional (beia) crescerá na faixa média de um dígito em termos orgânicos.
Nossa parceria com a CRE entrou em vigor no final de abril e temos a satisfação de já estarmos unindo forças para conquistar espaço no mercado chinês de cervejas premium em rápido crescimento.
Nosso foco estratégico continua a ser o crescimento orientado com uma ênfase cada vez maior na sustentabilidade desse crescimento, tanto em termos sociais quanto ambientais. Investimos em inovação e excelência operacional para que nossos consumidores usufruam nossas marcas e possamos superar as expectativas dos nossos clientes, procurando ao mesmo tempo obter melhorias de produtividade e reavaliar constantemente nosso comportamento com relação às despesas."
RESUMO FINANCEIRO²
| Medidas BEIA | € milhões | Crescimento orgânico3 | Medidas IFRS | € milhões | Crescimento total 
 | 
| Receitas (beia) | 13.597 | 5.3% | Receitas | 13.597 | 5.9% | 
| Receitas líquidas (beia) | 11.446 | 5.6% | Receitas líquidas | 11.443 | 6.0% | 
| Lucro operacional (beia) | 1,781 | 0.3% | Lucro operacional | 1.648 | 13.1% | 
| Margem de lucro operacional (beia)1 | 15.6% | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| Lucro líquido (beia) | 1,054 | -1.2% | Lucro líquido | 936 | -1.4% | 
| EPS diluído (beia) (em €) | 1.84 | -0.8% | EPS diluído (em €) | 1.64 | -1.2% | 
| Fluxo de caixa operacional livre | 578 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
| Dívida líquida / EBITDA (beia)4 | 2.9x | 
1 Atualizado com relação ao ano passado para IAS 37. Por favor, consulte a página 25 para obter mais detalhes.
2 Cifras consolidadas são usadas em todo este relatório, a menos que estabelecido de qualquer outro modo; por favor, consulte o Glossário para obter uma explicação das medidas não GAAP e outros termos usados neste relatório.
3 Crescimento orgânico mostrado, exceto para EPS diluído (beia), que é o crescimento total. O impacto do IFRS 16 é refletido em todas as métricas, mas é excluído do cálculo do crescimento orgânico.
4 Inclui aquisições, exclui alienações e inclui o impacto inicial do IFRS 16 em um período de 12 meses em base proforma.
DECLARAÇÃO DE PERSPECTIVA PARA TODO O ANO DE 2019
Para 2019, esperamos:
- Manutenção de condições econômicas voláteis
- Maior crescimento das receitas impulsionado por volume, preço e premiunização
- Aumento médio de um único dígito nos custos de insumos e logística por hectolitro
- Manutenção das iniciativas de gestão de custos e melhorias de produtividade, juntamente com investimentos em e-commerce e atualizações tecnológicas.
Considerando isso tudo, esperamos que o lucro operacional (beia) cresça na faixa média de um dígito em termos orgânicos, excluindo qualquer importante desenvolvimento macro econômico e político imprevisto.
Agora também prevemos:
- Uma taxa de juros média (beia) ligeiramente inferior ao ano passado (2018: 3.2%)
- Uma carga fiscal efetiva (beia) de cerca de 28% (atualizada com relação a 2018: 26.3%)
- Despesas de capital associadas a imóveis, instalações e equipamentos ligeiramente superiores a €2 bilhões (2018: €1.9 bilhões).
ANÁLISE OPERACIONAL
O desempenho das receitas foi robusto nos seis primeiros meses de 2019, bem equilibrado entre o mix de preços e o crescimento dos volumes. As receitas líquidas por hectolitro (beia) cresceram em todas as regiões, impulsionadas pela premiunização e pela política de preços.
As receitas líquidas (beia) cresceram 5.6% em termos orgânicos durante os seis primeiros meses de 2019, apoiadas por um aumento de 3.0% das receitas líquidas (beia) por hectolitro e um aumento de 2.5% nos volumes totais consolidados. O subjacente mix de preços em termos de base geográfica constante foi de +3.5%.
O volume consolidado de cervejas cresceu 3.1% em termos orgânicos no primeiro semestre. No segundo trimestre ele cresceu 2.1%, com a Ásia Pacífico acelerando em direção a um crescimento de dois dígitos. Na Europa o trimestre apresentou um bom início em abril considerando a coincidência com a Páscoa, mas posteriormente foi atenuado pelas más condições climáticas e cifras comparativas desafiadoras.
| Volume consolidado de cervejas | 2Q19 | 2Q18 | Crescimento orgânico | HY19 | HY18 | Crescimento orgânico | 
| Heineken N.V. | 63.4 | 62.2 | 2.1% | 116.1 | 112.7 | 3.1% | 
| África, Oriente Médio & Leste da Europa | 11.4 | 10.7 | 6.5% | 21.6 | 20.1 | 7.1% | 
| Américas | 20.9 | 20.4 | 2.7% | 40.7 | 39.6 | 2.9% | 
| Ásia Pacífico | 7.7 | 7.2 | 12.5% | 15.1 | 14.1 | 10.4% | 
| Europa | 23.4 | 23.9 | -3.4% | 38.7 | 38.9 | -1.5% | 
O volume da Heineken® aumentou 6.9% em termos orgânicos durante o primeiro semestre, com crescimento em todas as regiões.
A marca apresentou um crescimento de dois dígitos no Brasil, México, África do Sul, Rússia, Nigéria, Reino Unido, Portugal, Alemanha e Romênia, entre outros. A Heineken® 0.0, já disponível em 51 mercados, continua a ganhar força.
| Volume da Heineken® | 2Q19 | Crescimento orgânico | HY19 | Crescimento orgânico | 
| Volume da Heineken® | 10.4 | 5.7% | 19.4 | 6.9% | 
| África, Oriente Médio & Leste da Europa | 1.8 | 14.8% | 3.3 | 15.1% | 
| Américas | 3.2 | 14.4% | 6.2 | 12.6% | 
| Ásia Pacífico | 1.2 | -1.4% | 2.7 | 0.8% | 
| Europa | 4.3 | -0.6% | 7.2 | 1.7% | 
A carteira de marcas internacionais cresceu na faixa superior de um dígito, impulsionada pelo crescimento de dois dígitos da Tiger e da Amstel. A Tiger apresentou um forte desempenho no Vietnã e mais que dobrou seu volume no Camboja, enquanto a Amstel cresceu fortemente no Brasil, África do Sul, Rússia e o Reino Unido e se beneficiou do lançamento nacional da Amstel Ultra no México.
O volume de cidras subiu 2.1% em termos orgânicos para 2.6 milhões de hectolitros. O volume apresentou um aumento de dois dígitos fora do Reino Unido, com um robusto crescimento na África do Sul, Rússia, Vietnã e Espanha. No Reino Unido, o volume caiu na faixa superior de um dígito mas ainda assim superando o mercado. Cidras já são produzidas localmente em 14 mercados, incluindo Vietnã e México.
O volume de bebidas com Baixo Conteúdo de Álcool & Não Alcoólicas (LONO) cresceu na faixa superior de um dígito, entregando 6.9 milhões de hectolitros (2018: 6.3 milhões). A Heineken® 0.0 foi um importante elemento impulsionador desse crescimento. 48 das nossas marcas já possuem extensões de suas linhas com produtos não alcoólicos. A Zero Zone, que fornece espaço dedicado em prateleira no comércio varejista para a nossa carteira de bebidas não alcoólicas, já foi implementada em 20 mercados em toda a Europa e na Rússia. Os volumes de malte na Nigéria cresceram na faixa superior de um dígito.
O volume de bebidas Artesanais & Outras Variedades cresceu na faixa inferior de um dígito impulsionado pelas nossas ofertas de produção artesanal local.
A Affligem apresentou um crescimento de dois dígitos impulsionado pela França e os Países Baixos. A Lagunitas já está disponível em mais de 25 mercados com um desempenho encorajador.
Além de desenvolver novos produtos e categorias, a inovação na HEINEKEN também inclui tecnologia para sistemas sob pressão e novas maneiras de nos engajar com nossos clientes e consumidores. Alguns exemplos:
- O Blade, nosso sistema de pressão em balcão para pequenos estabelecimentos introduzido no final de 2017, já está disponível em 22 mercados com uma gama de 26 marcas.
- Plataformas digitais business-to-business estão sendo implementadas mais rápida e amplamente, e no final de junho estavam em operação em 12 mercados.
- Várias plataformas business-to-consumer estão sendo testadas e implementadas. A Beerwulf, nossa loja de cervejas online na Europa, e o Drinkies, nosso serviço de entrega residencial de cervejas, já foram implementados em 11 e cinco mercados respectivamente.
Continuamos a implementar nosso programa BASE na Ásia Pacífico, África e Caribe, padronizando os principais processos corporativos apoiados pelos sistemas Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Corporativos, ERP) e tornando a HEINEKEN mais ágil e eficiente. Até o momento, 11 operações estão em andamento.
Também lançamos um programa de transformação comercial na Europa, com o objetivo de atender às cambiantes necessidades de nossos clientes e sermos bem sucedidos em um mundo digital cada vez mais conectado. A transformação envolve uma atualização dos nossos sistemas financeiros, e proporcionará um novo pilar transacional para a Europa.
O lucro operacional (beia) cresceu 0.3% em termos orgânicos, pois o benefício do forte crescimento das receitas foi amplamente neutralizado pela inflação de custo dos insumos, maiores investimentos em e-commerce e atualizações tecnológicas, e o escalonamento das despesas.
BREWING A BETTER WORLD / PROMOVER UM MUNDO MELHOR
Continuamos a obter um progresso contínuo com relação às nossas metas de “Brewing a Better World” (“Promover um Mundo Melhor”). Em março de 2019 lançamos nossa visão para o consumo de água até 2030, 'Every Drop' (“Cada Gota Conta”), e nossas cervejarias que operam em áreas onde há falta de água já estão desenvolvendo um mapa da estrada para promover bacias hidrográficas mais saudáveis. Introduzimos novos projetos para aumentar o suprimento local em Burundi, na República Democrática do Congo (DRC), Ruanda e Serra Leoa. Na Etiópia e África do Sul estamos trabalhando com nossos fornecedores para expandir sua capacidade de maltagem e processar cevada local. Já possuímos 12 instalações de biomassa em operação após concluirmos com sucesso nossos projetos na cervejaria de Itu, no Brasil, e na cervejaria Schladming, na Áustria.
LUCRO LÍQUIDO
O lucro líquido (beia) caiu 1.2% em termos orgânicos para €1.054 milhões (atualizado com relação a 2018: €1.059 milhões), pois o crescimento do lucro operacional (beia) foi mais do que neutralizado por maiores impostos de renda.
O impacto dos itens excepcionais e da amortização de intangíveis associados a aquisições (eia) sobre o lucro líquido foi de €118 milhões (atualizado com relação a 2018: €110 milhões).
O lucro líquido após itens excepcionais e amortização de intangíveis associados a aquisições foi de €936 milhões (atualizado com relação a 2018: €949 milhões).
DIVIDENDO PROVISÓRIO
Em conformidade com a sua política de dividendos, a HEINEKEN estabeleceu um dividendo provisório de 40% do total de dividendos do ano anterior. Consequentemente, um dividendo provisório de €0.64 por ação (2018: €0.59) será pago no dia 8 de agosto de 2019. As ações serão comercializadas sem a inclusão de dividendos até o dia 31 de julho de 2019.
IMPACTO CALCULADO DA CONVERSÃO CAMBIAL
Usando as taxas à vista praticadas no dia 24 de julho de 2019 para o restante do ano, o impacto positivo calculado da conversão cambial seria de aproximadamente €100 milhões sobre o lucro operacional (beia), e de €60 milhões sobre o lucro líquido (beia).
CONSULTAS
| Imprensa John-Paul Schuirink Michael Fuchs E-mail: pressoffice@heineken.com Tel.: +31-20-5239355 | Investidores Federico Castillo Janine Ackermann / Aris Hernández E-mail: investors@heineken.com Tel.: +31-20-5239590 | 
CALENDÁRIO PARA INVESTIDORES DA HEINEKEN N.V.
| Relatório Operacional para Q3 2019 | 23 de outubro de 2019 | 
| Resultados para Todo o Ano de 2019 | 12 de fevereiro de 2020 | 
Américas
| Principais indicadores financeiros | HY19 | HY18 | Crescimento total 
 | Crescimento orgânico | 
| Receitas líquidas (beia) | 3.553 | 3.259 | 9.0% | 7.2% | 
| Lucro operacional (beia) | 530 | 517 | 2.6% | -1.7% | 
| Margem de lucro operacional (beia) | 14.9% | 15.9% | -93 bps | 
 | 
| Volume total consolidado | 45.5 | 44.6 | 2.0% | 2.0% | 
| Volume de cervejas | 40.7 | 39.6 | 2.9% | 2.9% | 
| Volume de bebidas outras além de cervejas | 4.7 | 4.7 | 0.1% | 0.1% | 
| Volume de produtos de terceiros | 0.1 | 0.3 | -78.5% | -78.5% | 
| Volume de cervejas licenciadas | 0.8 | 0.5 | 
 | 
 | 
| Volume de cervejas do Grupo | 44.0 | 42.5 | 
 | 
 | 
1 Atualizado para IAS 37, por favor, consulte a página 25 para obter mais detalhes
O volume consolidado de cervejas aumentou 2.9% em termos orgânicos durante o primeiro semestre, com o crescimento liderado por Brasil e México, mais do que contrabalançando as quedas nos volumes verificadas nos EUA e no Haiti.
As receitas líquidas (beia) cresceram 7.2% em termos orgânicos, com aumento dos volumes totais consolidados de 2%, e com as receitas líquidas (beia) por hectolitro apresentando um forte crescimento de 5.2%. O mix de preços subiu 6.6% em termos de base geográfica constante, impulsionado principalmente por Brasil e México. Desenvolvimentos cambiais favoráveis afetaram as receitas líquidas em €51 milhões, impulsionados principalmente pelo peso mexicano e o dólar americano.
O lucro operacional (beia) apresentou uma queda de 1.7% em termos orgânicos, com o crescimento no México e no Brasil sendo mais do que contrabalançado pelos EUA, impulsionado pelo impacto dos menores volumes e pelo escalonamento das despesas com marketing. A conversão cambial afetou positivamente o lucro operacional (beia) em cerca de €17 milhões, devido essencialmente ao México e os EUA.
No México, o volume de cervejas cresceu na faixa inferior de um dígito, contido por menos atividades promocionais e condições climáticas adversas no Norte. A Heineken® continuou a crescer dois dígitos, e a Amstel Ultra apresentou um crescimento promissor após seu lançamento nacional. O impacto do contrato renovado com a OXXO está em linha com as expectativas.
No Brasil, o volume de cervejas cresceu na faixa superior de um dígito, com um crescimento contínuo de dois dígitos em ambas as carteiras de produtos premium e tradicionais, liderado por um alto crescimento de dois dígitos da Heineken®, Amstel e Devassa. A carteira de produtos mais baratos caiu na faixa superior de um dígito, após o aumento de preços introduzido no segundo trimestre.
Nos EUA, o volume de cervejas da HEINEKEN USA caiu na faixa média de um dígito. Os volumes da Heineken® permaneceram estáveis, incluindo o benefício da introdução da Heineken® 0.0. As perspectivas para a Dos Equis estão melhorando, especialmente no mercado de consumo em bares e restaurantes.