18/07/2022
Heineken N.V. reporta resultados de meio de ano de 2019
Heineken N.V. reporta resultados de meio de ano de 2019
A Heineken N.V. (EURONEXT: HEIA; OTCQX: HEINY) anuncia:
- Crescimento orgânico das receitas líquidas (beia) de +5.6%; receitas líquidas (beia) por hectolitro +3.0%
- Volume consolidado de cervejas +3.1%
- Volume da Heineken® +6.9%
- Crescimento orgânico do lucro operacional (beia) de +0.3%, expectativa para o ano todo inalterada
- Margem de lucro operacional (beia) de 15.6% (-47 bps)1
- Lucro líquido (beia) de €1,054 milhão, -1.2% em termos orgânicos
- EPS diluído (beia) de €1.84 (atualizado com relação a 2018: €1.86)1.
DECLARAÇÃO DO CEO
Jean-François van Boxmeer, Presidente do Conselho de Administração / CEO, comentou que:
"O desempenho das receitas foi novamente robusto no primeiro semestre de 2019, com crescimento orgânico das receitas líquidas em todas as regiões e crescimento de dois dígitos na Ásia Pacífico, assim como na África, Oriente Médio e Leste da Europa. As receitas por hectolitro aumentaram 3%, ao passo que o crescimento dos volumes no segundo trimestre foi afetado negativamente pelas condições climáticas na Europa e pela comparação com a Copa do Mundo no ano passado. A marca Heineken® cresceu cerca de 6.9%, com a Heineken® 0.0 já disponível em 51 mercados.
O lucro operacional (beia) permaneceu estável, pois o impacto do forte desempenho das receitas foi amplamente neutralizado pela inflação de custo dos insumos, ao mesmo tempo em que ampliamos nossos investimentos em e-commerce e atualizações tecnológicas. Para o ano todo, continuamos a prever que nosso lucro operacional (beia) crescerá na faixa média de um dígito em termos orgânicos.
Nossa parceria com a CRE entrou em vigor no final de abril e temos a satisfação de já estarmos unindo forças para conquistar espaço no mercado chinês de cervejas premium em rápido crescimento.
Nosso foco estratégico continua a ser o crescimento orientado com uma ênfase cada vez maior na sustentabilidade desse crescimento, tanto em termos sociais quanto ambientais. Investimos em inovação e excelência operacional para que nossos consumidores usufruam nossas marcas e possamos superar as expectativas dos nossos clientes, procurando ao mesmo tempo obter melhorias de produtividade e reavaliar constantemente nosso comportamento com relação às despesas."
RESUMO FINANCEIRO²
Medidas BEIA |
€ milhões |
Crescimento orgânico3 |
Medidas IFRS |
€ milhões |
Crescimento total
|
Receitas (beia) |
13.597 |
5.3% |
Receitas |
13.597 |
5.9% |
Receitas líquidas (beia) |
11.446 |
5.6% |
Receitas líquidas |
11.443 |
6.0% |
Lucro operacional (beia) |
1,781 |
0.3% |
Lucro operacional |
1.648 |
13.1% |
Margem de lucro operacional (beia)1 |
15.6% |
|
|
|
|
Lucro líquido (beia) |
1,054 |
-1.2% |
Lucro líquido |
936 |
-1.4% |
EPS diluído (beia) (em €) |
1.84 |
-0.8% |
EPS diluído (em €) |
1.64 |
-1.2% |
Fluxo de caixa operacional livre |
578 |
|
|
|
|
Dívida líquida / EBITDA (beia)4 |
2.9x |
1 Atualizado com relação ao ano passado para IAS 37. Por favor, consulte a página 25 para obter mais detalhes.
2 Cifras consolidadas são usadas em todo este relatório, a menos que estabelecido de qualquer outro modo; por favor, consulte o Glossário para obter uma explicação das medidas não GAAP e outros termos usados neste relatório.
3 Crescimento orgânico mostrado, exceto para EPS diluído (beia), que é o crescimento total. O impacto do IFRS 16 é refletido em todas as métricas, mas é excluído do cálculo do crescimento orgânico.
4 Inclui aquisições, exclui alienações e inclui o impacto inicial do IFRS 16 em um período de 12 meses em base proforma.
DECLARAÇÃO DE PERSPECTIVA PARA TODO O ANO DE 2019
Para 2019, esperamos:
- Manutenção de condições econômicas voláteis
- Maior crescimento das receitas impulsionado por volume, preço e premiunização
- Aumento médio de um único dígito nos custos de insumos e logística por hectolitro
- Manutenção das iniciativas de gestão de custos e melhorias de produtividade, juntamente com investimentos em e-commerce e atualizações tecnológicas.
Considerando isso tudo, esperamos que o lucro operacional (beia) cresça na faixa média de um dígito em termos orgânicos, excluindo qualquer importante desenvolvimento macro econômico e político imprevisto.
Agora também prevemos:
- Uma taxa de juros média (beia) ligeiramente inferior ao ano passado (2018: 3.2%)
- Uma carga fiscal efetiva (beia) de cerca de 28% (atualizada com relação a 2018: 26.3%)
- Despesas de capital associadas a imóveis, instalações e equipamentos ligeiramente superiores a €2 bilhões (2018: €1.9 bilhões).
ANÁLISE OPERACIONAL
O desempenho das receitas foi robusto nos seis primeiros meses de 2019, bem equilibrado entre o mix de preços e o crescimento dos volumes. As receitas líquidas por hectolitro (beia) cresceram em todas as regiões, impulsionadas pela premiunização e pela política de preços.
As receitas líquidas (beia) cresceram 5.6% em termos orgânicos durante os seis primeiros meses de 2019, apoiadas por um aumento de 3.0% das receitas líquidas (beia) por hectolitro e um aumento de 2.5% nos volumes totais consolidados. O subjacente mix de preços em termos de base geográfica constante foi de +3.5%.
O volume consolidado de cervejas cresceu 3.1% em termos orgânicos no primeiro semestre. No segundo trimestre ele cresceu 2.1%, com a Ásia Pacífico acelerando em direção a um crescimento de dois dígitos. Na Europa o trimestre apresentou um bom início em abril considerando a coincidência com a Páscoa, mas posteriormente foi atenuado pelas más condições climáticas e cifras comparativas desafiadoras.
Volume consolidado de cervejas |
2Q19 |
2Q18 |
Crescimento orgânico |
HY19 |
HY18 |
Crescimento orgânico |
Heineken N.V. |
63.4 |
62.2 |
2.1% |
116.1 |
112.7 |
3.1% |
África, Oriente Médio & Leste da Europa |
11.4 |
10.7 |
6.5% |
21.6 |
20.1 |
7.1% |
Américas |
20.9 |
20.4 |
2.7% |
40.7 |
39.6 |
2.9% |
Ásia Pacífico |
7.7 |
7.2 |
12.5% |
15.1 |
14.1 |
10.4% |
Europa |
23.4 |
23.9 |
-3.4% |
38.7 |
38.9 |
-1.5% |
O volume da Heineken® aumentou 6.9% em termos orgânicos durante o primeiro semestre, com crescimento em todas as regiões.
A marca apresentou um crescimento de dois dígitos no Brasil, México, África do Sul, Rússia, Nigéria, Reino Unido, Portugal, Alemanha e Romênia, entre outros. A Heineken® 0.0, já disponível em 51 mercados, continua a ganhar força.
Volume da Heineken® |
2Q19 |
Crescimento orgânico |
HY19 |
Crescimento orgânico |
Volume da Heineken® |
10.4 |
5.7% |
19.4 |
6.9% |
África, Oriente Médio & Leste da Europa |
1.8 |
14.8% |
3.3 |
15.1% |
Américas |
3.2 |
14.4% |
6.2 |
12.6% |
Ásia Pacífico |
1.2 |
-1.4% |
2.7 |
0.8% |
Europa |
4.3 |
-0.6% |
7.2 |
1.7% |
A carteira de marcas internacionais cresceu na faixa superior de um dígito, impulsionada pelo crescimento de dois dígitos da Tiger e da Amstel. A Tiger apresentou um forte desempenho no Vietnã e mais que dobrou seu volume no Camboja, enquanto a Amstel cresceu fortemente no Brasil, África do Sul, Rússia e o Reino Unido e se beneficiou do lançamento nacional da Amstel Ultra no México.
O volume de cidras subiu 2.1% em termos orgânicos para 2.6 milhões de hectolitros. O volume apresentou um aumento de dois dígitos fora do Reino Unido, com um robusto crescimento na África do Sul, Rússia, Vietnã e Espanha. No Reino Unido, o volume caiu na faixa superior de um dígito mas ainda assim superando o mercado. Cidras já são produzidas localmente em 14 mercados, incluindo Vietnã e México.
O volume de bebidas com Baixo Conteúdo de Álcool & Não Alcoólicas (LONO) cresceu na faixa superior de um dígito, entregando 6.9 milhões de hectolitros (2018: 6.3 milhões). A Heineken® 0.0 foi um importante elemento impulsionador desse crescimento. 48 das nossas marcas já possuem extensões de suas linhas com produtos não alcoólicos. A Zero Zone, que fornece espaço dedicado em prateleira no comércio varejista para a nossa carteira de bebidas não alcoólicas, já foi implementada em 20 mercados em toda a Europa e na Rússia. Os volumes de malte na Nigéria cresceram na faixa superior de um dígito.
O volume de bebidas Artesanais & Outras Variedades cresceu na faixa inferior de um dígito impulsionado pelas nossas ofertas de produção artesanal local.
A Affligem apresentou um crescimento de dois dígitos impulsionado pela França e os Países Baixos. A Lagunitas já está disponível em mais de 25 mercados com um desempenho encorajador.
Além de desenvolver novos produtos e categorias, a inovação na HEINEKEN também inclui tecnologia para sistemas sob pressão e novas maneiras de nos engajar com nossos clientes e consumidores. Alguns exemplos:
- O Blade, nosso sistema de pressão em balcão para pequenos estabelecimentos introduzido no final de 2017, já está disponível em 22 mercados com uma gama de 26 marcas.
- Plataformas digitais business-to-business estão sendo implementadas mais rápida e amplamente, e no final de junho estavam em operação em 12 mercados.
- Várias plataformas business-to-consumer estão sendo testadas e implementadas. A Beerwulf, nossa loja de cervejas online na Europa, e o Drinkies, nosso serviço de entrega residencial de cervejas, já foram implementados em 11 e cinco mercados respectivamente.
Continuamos a implementar nosso programa BASE na Ásia Pacífico, África e Caribe, padronizando os principais processos corporativos apoiados pelos sistemas Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Corporativos, ERP) e tornando a HEINEKEN mais ágil e eficiente. Até o momento, 11 operações estão em andamento.
Também lançamos um programa de transformação comercial na Europa, com o objetivo de atender às cambiantes necessidades de nossos clientes e sermos bem sucedidos em um mundo digital cada vez mais conectado. A transformação envolve uma atualização dos nossos sistemas financeiros, e proporcionará um novo pilar transacional para a Europa.
O lucro operacional (beia) cresceu 0.3% em termos orgânicos, pois o benefício do forte crescimento das receitas foi amplamente neutralizado pela inflação de custo dos insumos, maiores investimentos em e-commerce e atualizações tecnológicas, e o escalonamento das despesas.
BREWING A BETTER WORLD / PROMOVER UM MUNDO MELHOR
Continuamos a obter um progresso contínuo com relação às nossas metas de “Brewing a Better World” (“Promover um Mundo Melhor”). Em março de 2019 lançamos nossa visão para o consumo de água até 2030, 'Every Drop' (“Cada Gota Conta”), e nossas cervejarias que operam em áreas onde há falta de água já estão desenvolvendo um mapa da estrada para promover bacias hidrográficas mais saudáveis. Introduzimos novos projetos para aumentar o suprimento local em Burundi, na República Democrática do Congo (DRC), Ruanda e Serra Leoa. Na Etiópia e África do Sul estamos trabalhando com nossos fornecedores para expandir sua capacidade de maltagem e processar cevada local. Já possuímos 12 instalações de biomassa em operação após concluirmos com sucesso nossos projetos na cervejaria de Itu, no Brasil, e na cervejaria Schladming, na Áustria.
LUCRO LÍQUIDO
O lucro líquido (beia) caiu 1.2% em termos orgânicos para €1.054 milhões (atualizado com relação a 2018: €1.059 milhões), pois o crescimento do lucro operacional (beia) foi mais do que neutralizado por maiores impostos de renda.
O impacto dos itens excepcionais e da amortização de intangíveis associados a aquisições (eia) sobre o lucro líquido foi de €118 milhões (atualizado com relação a 2018: €110 milhões).
O lucro líquido após itens excepcionais e amortização de intangíveis associados a aquisições foi de €936 milhões (atualizado com relação a 2018: €949 milhões).
DIVIDENDO PROVISÓRIO
Em conformidade com a sua política de dividendos, a HEINEKEN estabeleceu um dividendo provisório de 40% do total de dividendos do ano anterior. Consequentemente, um dividendo provisório de €0.64 por ação (2018: €0.59) será pago no dia 8 de agosto de 2019. As ações serão comercializadas sem a inclusão de dividendos até o dia 31 de julho de 2019.
IMPACTO CALCULADO DA CONVERSÃO CAMBIAL
Usando as taxas à vista praticadas no dia 24 de julho de 2019 para o restante do ano, o impacto positivo calculado da conversão cambial seria de aproximadamente €100 milhões sobre o lucro operacional (beia), e de €60 milhões sobre o lucro líquido (beia).
CONSULTAS
Imprensa John-Paul Schuirink Michael Fuchs E-mail: pressoffice@heineken.com Tel.: +31-20-5239355 |
Investidores Federico Castillo Janine Ackermann / Aris Hernández E-mail: investors@heineken.com Tel.: +31-20-5239590 |
CALENDÁRIO PARA INVESTIDORES DA HEINEKEN N.V.
Relatório Operacional para Q3 2019 |
23 de outubro de 2019 |
Resultados para Todo o Ano de 2019 |
12 de fevereiro de 2020 |
Américas
Principais indicadores financeiros |
HY19 |
HY18 |
Crescimento total
|
Crescimento orgânico |
Receitas líquidas (beia) |
3.553 |
3.259 |
9.0% |
7.2% |
Lucro operacional (beia) |
530 |
517 |
2.6% |
-1.7% |
Margem de lucro operacional (beia) |
14.9% |
15.9% |
-93 bps |
|
Volume total consolidado |
45.5 |
44.6 |
2.0% |
2.0% |
Volume de cervejas |
40.7 |
39.6 |
2.9% |
2.9% |
Volume de bebidas outras além de cervejas |
4.7 |
4.7 |
0.1% |
0.1% |
Volume de produtos de terceiros |
0.1 |
0.3 |
-78.5% |
-78.5% |
Volume de cervejas licenciadas |
0.8 |
0.5 |
|
|
Volume de cervejas do Grupo |
44.0 |
42.5 |
|
|
1 Atualizado para IAS 37, por favor, consulte a página 25 para obter mais detalhes
O volume consolidado de cervejas aumentou 2.9% em termos orgânicos durante o primeiro semestre, com o crescimento liderado por Brasil e México, mais do que contrabalançando as quedas nos volumes verificadas nos EUA e no Haiti.
As receitas líquidas (beia) cresceram 7.2% em termos orgânicos, com aumento dos volumes totais consolidados de 2%, e com as receitas líquidas (beia) por hectolitro apresentando um forte crescimento de 5.2%. O mix de preços subiu 6.6% em termos de base geográfica constante, impulsionado principalmente por Brasil e México. Desenvolvimentos cambiais favoráveis afetaram as receitas líquidas em €51 milhões, impulsionados principalmente pelo peso mexicano e o dólar americano.
O lucro operacional (beia) apresentou uma queda de 1.7% em termos orgânicos, com o crescimento no México e no Brasil sendo mais do que contrabalançado pelos EUA, impulsionado pelo impacto dos menores volumes e pelo escalonamento das despesas com marketing. A conversão cambial afetou positivamente o lucro operacional (beia) em cerca de €17 milhões, devido essencialmente ao México e os EUA.
No México, o volume de cervejas cresceu na faixa inferior de um dígito, contido por menos atividades promocionais e condições climáticas adversas no Norte. A Heineken® continuou a crescer dois dígitos, e a Amstel Ultra apresentou um crescimento promissor após seu lançamento nacional. O impacto do contrato renovado com a OXXO está em linha com as expectativas.
No Brasil, o volume de cervejas cresceu na faixa superior de um dígito, com um crescimento contínuo de dois dígitos em ambas as carteiras de produtos premium e tradicionais, liderado por um alto crescimento de dois dígitos da Heineken®, Amstel e Devassa. A carteira de produtos mais baratos caiu na faixa superior de um dígito, após o aumento de preços introduzido no segundo trimestre.
Nos EUA, o volume de cervejas da HEINEKEN USA caiu na faixa média de um dígito. Os volumes da Heineken® permaneceram estáveis, incluindo o benefício da introdução da Heineken® 0.0. As perspectivas para a Dos Equis estão melhorando, especialmente no mercado de consumo em bares e restaurantes.