Logo Grupo Heineken

Grupo HEINEKEN apoia o consumo consciente. 

Você tem mais de 18 anos?

Você ainda não pode entrar.

Você precisa ter 18 ou mais anos para acessar nosso conteúdo.

;

15/03/2024

Indústria e cooperativas criam ecossistema para impulsionar a circularidade das embalagens de vidro em Minas Gerais até 2026

Participam da iniciativa a indústria vidreira, cooperativas de reciclagem e Grupo HEINEKEN.

O Grupo HEINEKEN, em parceria com a Verallia, Massfix, Fundação Avina e Rede Sul – MG, criou um ecossistema que visa ampliar a reutilização das embalagens de vidro no estado de Minas Gerais com o objetivo de fortalecer a cadeia de reciclagem. Com investimento de R$ 1,5 milhão para viabilizar a operacionalização do projeto, a expectativa é retornar cerca de 6 mil toneladas de vidro para a indústria, acima das cerca de 2 mil toneladas atuais, em condições justas e éticas para catadoras e catadores envolvidos, impactando mais de 30 cidades do estado mineiro até 2026.

O projeto, denominado Circuito do Vidro, que remete as rotas turísticas e culturais como o das Águas e Estrada Real, consiste em garantir a circularidade do vidro, material reciclável, mas que esbarra em desafios territoriais quando pensamos em reciclagem. “Esse é um grande passo rumo às mudanças necessárias em relação à destinação de embalagens pós consumo no Brasil. Acreditamos no potencial de colaboração entre diferentes atores, pois entendemos que somente juntos será possível garantir os impactos positivos que almejamos de ponta a ponta na cadeia das embalagens”, comenta Ligia Camargo, diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

Além do aumento na circulação, acumulação e comercialização de materiais, essa iniciativa também promove o desenvolvimento socioeconômico para catadores e catadoras, reforçando sua inclusão produtiva por meio da oferta de oportunidades de geração de renda, suporte técnico e capacitação. As atribuições dentro desse projeto são compartilhadas entre as atividades de investimento para implementação, operacionalização e execução do plano, bem como a colaboração com outros parceiros visando à ampliação, compra e venda de cacos de vidro.

Ainda que o vidro seja um material nobre, de grande potencial reciclável e sem perdas no processo, apenas 25% do material que segue para o mercado descartado é retornado para a cadeia. Além disso, a produção de uma nova embalagem a partir de cacos de vidro, usa menos energia, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.  

As cidades bases para a compra e coleta de vidro serão: São Lourenço, Caxambu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Três Pontas, Juruaia e Cachoeira de Minas e outras 27 serão impactadas com o projeto “Esta iniciativa beneficia todos os atores da cadeira de reciclagem, além de reduzir o impacto ambiental, economizar energia e recursos naturais, gera renda para os catadores e catadoras,” finaliza a executiva.

Para Quintin Testa, Diretor Geral da Verallia para América Latina, o consumo consciente é um desafio a ser estimulado na população para que o vidro retorne à indústria de forma a estabelecer a economia circular completa desse resíduo. “A Verallia, como uma das maiores produtoras globais de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, tem o compromisso com o que há tempos tem sido o nosso propósito: Reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Neste sentido, estamos investindo nesse projeto para que possamos estimular ainda mais o índice de reciclagem do vidro de forma a beneficiar importantes agentes da cadeia de reciclagem, como os catadores e catadoras, com geração de renda e oportunidades”, explica o executivo.

A presidente da Rede de Catadores de Materiais Recicláveis do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Luênia Maria Silva de Oliveira, acredita que o projeto vai promover o fortalecimento de 13 associações localizadas na região, beneficiando cerca de 150 catadores e catadoras através da logística reversa do vidro.  “Abraçamos este projeto porque acreditamos que juntos somos mais fortes na defesa do meio ambiente e na geração de renda para quem mais precisa. Com o apoio do projeto, a Rede poderá se fortalecer e continuar a ser uma peça-chave na construção de uma sociedade mais sustentável e justa”.

Para a Fundação Avina, organização latino-americana, é necessário construir processos colaborativos e criar conexões para promover mudanças sustentáveis em todo o sistema. "Estamos orgulhosos do projeto no Circuito do Vidro, um projeto que transcende a reciclagem. Aqui, o compromisso com a sustentabilidade vai além: não apenas investimos na reciclagem inclusiva conforme nossos princípios, mas também asseguramos a reintegração desse material ao ciclo produtivo por meio do upcycling. Um exemplo concreto de Economia Circular em sua forma mais inclusiva e impactante.", Paula Pariz, coordenadora do programa de Reciclagem Inclusiva de Fundación Avina para o Brasil.

“O Projeto Circuito do Vidro promove ativamente a circularidade do vidro por meio de uma abordagem inovadora. Nele, diversos atores-chave da cadeia unem esforços para fortalecer a Rede Sul de cooperativas, contribuindo para a criação de um HUB do vidro que desempenha um papel crucial na facilitação da logística reversa deste material na região. Sentimos um imenso orgulho em participar dessa iniciativa, que não apenas proporciona fonte de renda aos catadores e catadoras, mas também viabiliza o encaminhamento de milhares de toneladas de vidro para a reciclagem. Isso, por sua vez, resulta em redução das emissões de CO2, menor consumo de energia e menor demanda por matérias-primas virgens da natureza.” comenta Juliana Schunck, CEO da Massfix.

Sobre o Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.

No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado Clash’d. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.

Sobre a Verallia

Na Verallia, nosso propósito é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Com mais de 10 mil colaboradores e colaboradoras e 34 fábricas em 12 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor mundial de embalagens de vidro para alimentos e bebidas. Oferecemos soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo.

Em 2022, a Verallia produziu cerca de 17 bilhões de garrafas e potes de vidro e registrou receita de € 3,4 bilhões A Verallia está listada no compartimento A do mercado regulamentado da Euronext Paris (Ticker: VRLA – ISIN: FR0013447729) e está incluída nos seguintes índices: CAC SBT 1.5°, STOXX600, SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable.

No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse www.verallia.com.br.

 Sobre a Massfix

Desde 1991 a MASSFIX atua no setor da reciclagem de cacos de vidros, sendo hoje a maior da América Latina no segmento. Frente a missão, reciclar todo tipo de resíduo de vidro como: vidro plano, vidro laminado, vidro de embalagem e especiais. No início de sua história atuava apenas na coleta de cacos em uma pequena região São Paulo. Com seriedade e profissionalismo a MASSFIX expandiu sua atuação, segmentos.

As preocupações com o meio ambiente são a base das atividades da MASSFIX e nos orgulhamos em contribuir com um propósito nobre que visa preservar a natureza, impedindo o descarte indevido de resíduos em aterros sanitários e lixões, reinserindo matérias-primas na cadeia produtiva, praticando como atividade primária a economia circular, estando hoje boa parte do território Nacional, sempre se especializando e inovando no processo de reciclagem e transportes destes resíduos. Atualmente possui mais de 1500 fornecedores ativos, entre pequenos e grandes geradores de diferentes.

No Brasil, a Massfix possui sete unidades localizadas nas cidades de Mogi Das Cruzes, Guarulhos, Contagem, Brasília, Anápolis, Cariacica e Barra Velha. Para mais informações acesse: www.massfix.com.br.

Voltar ao topo